A fé está obsoleta?


TEMPO DE REFLETIR 1410 – 10 de novembro de 2017

“Contudo, quando o Filho do homem vier, encontrará fé na terra?” (Lucas 18:8).

Fé uma preciosa palavra que, infelizmente, perdeu relevância neste mundo secularizado e injusto. Para muitas pessoas, a pergunta retórica feita por Jesus no verso de hoje tornou-se realidade. A fé foi jogada no departamento de coisas antigas e obsoletas. A descrença aumenta cada vez mais não só devido aos questionamentos filosóficos, mas pela própria presença do mal no mundo.

O verso de hoje foi dito no contexto de uma parábola em que uma viúva teve que bater inúmeras vezes à porta de um juiz burocrata e corrupto em busca de justiça. Naquele tempo, o juiz estabelecia a agenda e a prioridade. O atendimento era controlado pela boa vontade dos assistentes ou, muitas vezes, por meio de propina. Por fim, para não ser mais importunado, o juiz acabou dando uma sentença favorável à mulher.

Essa parábola é o tipo de história que apresenta um contraste: “se isso, então muito mais aquilo”. Se um juiz humano desonesto podia fazer justiça a uma pessoa que pertencia ao estrato mais baixo da sociedade apenas por motivos pragmáticos, então Deus, que é justo e sensível, fará ainda maior justiça a seus filhos. Longe de sugerir que Deus é como aquele juiz, Jesus estava dizendo que Ele ouve e responde.

De acordo com o relato, Jesus contou a parábola para mostrar aos discípulos que “eles deviam orar sempre e nunca desanimar” (Lc 18:1). Cristo queria dizer que, em vez de termos ansiedade, devemos ter fé em Deus; mas, se não orarmos para fortalecer a mente, podemos desanimar e perder a fé. Devemos orar insistentemente até obter uma resposta de Deus.

Em 1990, durante um banquete em sua homenagem em Orlando, na Flórida, o magnata de TV a cabo Ted Turner revelou que havia sido um cristão estrito e tinha até considerado a possibilidade de se tornar um missionário. Mas, depois que sua irmã morreu, apesar das orações, ele ficou desencantado com o cristianismo e perdeu a fé.

No panorama atual, ao ver tantas injustiças e coisas ruins, ao sentir que Deus está demorando demais para agir e tomar providências, você pode ser tentado a perder a fé e parar de orar. O mundo está imerso num fluxo incessante de acontecimentos, notícias e informações que conspiram contra a fé. Porém, continue crendo no juiz amoroso e justo. Apesar do ambiente propício para a incredulidade, a fé, mais do que nunca, é necessária. Quando o Filho do homem vier, Ele poderá dizer se você manteve a fé em meio à incredulidade e se sua fé é real ou não. Ele trará a recompensa que você espera. A questão não é se Deus existe e fará justiça, mas se você conservará a fé apesar das circunstâncias. Acredite: a fé não está obsoleta.


-> Música: Viviane, “Tenha fé”
-> Locução: Amilton Menezes


Saiba como receber as mensagens diárias do Tempo de Refletir:

-> No celular, instale o aplicativo MANAH (Android e iOS).

-> Para ver/ouvir no YouTube, inscreva-se neste Canal: YouTube.Com/AmiltonMenezes7

-> Para receber pelo WhatsApp, adicione 41 9507 0705 e mande um recadinho pedindo os áudios.


Você está em : Textos
Compartilhe:


Comente