O mais ilustre


TEMPO DE REFLETIR 1314 – 6 de agosto de 2017

“Foi Jabez mais ilustre do que seus irmãos; sua mãe chamou-lhe Jabez, dizendo: Porque com dores o dei à luz” (I Crônicas 4:9).

Dos seiscentos nomes mencionados nos primeiro nove capítulos de I Crônicas, há um que se destaca: Jabez. A descrição do perfil desse homem de Deus, numa enfadonha lista genealógica, é um oásis para o leitor atento. Notemos o que o verso dez diz: “Javez invocou o Deus de Israel, dizendo: Oh! Tomara que me abençoes e me alargues as fronteiras, que seja comigo a Tua mão e me preserves do mal, de modo que não me sobrevenha aflição! E Deus lhe concedeu o que Lhe tinha pedido”.

Três qualidades distinguem esse homem singular:

A primeira delas é sua grande ambição. Não uma ambição egoísta, mas o desejo de alcançar a excelência. Ele rogou que Deus ampliasse o seu território. Jabez não queria fazer parte do exército de medíocres. Ele aspirava grandes alturas. Por isso, a lista genealógica de que faz parte, quebra por um instante a rotina, para dar espaço às suas qualidades de caráter.

Ele não pediu para ser transferido de função. Assumiu sua parte e estava disposto a fazer mais ainda. Às vezes, somos tentados a pedir que nos transfiram para outra função na igreja, pensando que isso nos dará sucesso.

A segunda qualidade de Jabez era sua fé. Uma fé vigorosa. Nem sempre o mais inteligente ou dotado realiza maiores coisas para Deus, mas o que confia no poder que vem do Céu.

Jabez era um homem de oração. Ele se tornou ilustre por seu fervor. Mantinha comunhão com o Infinito. Pediu uma bênção especial e a recebeu. E sua oração foi específica: “Amplia o meu território”. A última parte do verso 10 diz: “E Deus lhe concedeu o que Lhe tinha pedido”.

Amigo ouvinte, cada um de nós precisa pedir a Deus a ampliação de sua utilidade na missão do Mestre. Nossa oração deve ser: “Senhor, amplia a influência de meu trabalho e de meu testemunho”.


-> Música: Sonete, “Vou testemunhar”
-> Locução: Amilton Menezes

Para receber pelo WhatsApp, adicione 41 9507 0705 e mande uma mensagem pedindo os áudios. Se você tem Telegram, adicione nosso canal: telegram.me/tempoderefletir – Prefira, porém, o aplicativo MANAH, onde você terá todos os áudios à disposição.


Você está em : Textos
Compartilhe:


Comente