Quando a provação chega e não é compreendida


Jó sabia que era justo perante Deus. Imaginava por que tinha sido afligido e se o Senhor se preocupava com ele.

A maioria de nós tende a ter esse pensamento de que, uma vez que Deus é soberano, supõe-se que faça tudo funcionar perfeitamente. Nada deveria nos incomodar, enquanto caminhássemos com Ele.

Este é o verdadeiro problema que leva muitos cristãos ao desespero quando passam por dificuldades. Não conseguem imaginar como Deus pode deixar que alguma coisa ruim lhes aconteça. Transformam a Sua soberania em um gênio mágico que deve empurrar todos os problemas, dificuldades, provações e irritações no momento em que disserem: “Agora!” Como resultado, de repente nos encontramos em meio a terríveis circunstâncias, despedaçamo-nos, culpamos a Deus e o acusamos de não se preocupar, de não ser justo, de não agir amorosamente e de não levar em consideração os nossos interesses.

Devemos retornar para a verdade de que, embora Deus esteja no controle absoluto de toda a vida, não é a causa de todos os infortúnios da vida. Ao contrário, o Seu plano os permite com o grande propósito de fazer com que muitos de nós tornemo-nos conforme a imagem de Cristo (Romanos 8:29).

A provação de Jó expôs este importante mal-entendido por parte deste patriarca. Ele não podia compreender como Deus permitiria que essas coisas continuassem – para não dizer acontecessem…

Todos podemos nos identificar com Jó… A razão porque vemos as coisas dessa forma é que não entendemos como Deus pensa: não compreendemos a natureza de Sua sabedoria. “Os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos” (Isaías 55:8). Quando somos novos na fé, temos a tendência de pensar que Deus sempre quer o que é melhor para nós. Realmente, o Senhor deseja. Mas o que nós achamos que é melhor, e o que Deus considera melhor são coisas tão diferentes quanto o chantilly e o concreto. Achamos que o Senhor sempre nos fará felizes. Na verdade, prevemos esses sentimentos calorosos e indistintos. Mas Deus planeja nos tornar santos. Isto frequentemente requer uma boa dose de sofrimento…
O problema de Jó era exatamente igual ao nosso. Temos um plano, e Deus possui outro. Mas o projeto do Senhor é aquele que será posto em marcha. E quando esse objetivo se transformar em circunstâncias da vida real, poderemos chegar a sentir como se tivéssemos sido esticados, esquartejados e jogados como alimento para as multidões.

Mas é ganhando a perspectiva de Deus que começamos a enxergar a verdadeira sabedoria. Isto era o que o Senhor desejava que Jó entendesse. (Mark R. Littleton)

É fácil questionar a Deus em tempos de dificuldade. Quando se sentir aflito com relação a Deus, não se afaste dEle. Busque na Palavra dEle o auxílio, a coragem, a certeza de que você não está sozinho.


Você está em : Textos
Compartilhe:

Comente


Current ye@r *


  • ANDREA PARIS VIEIRA em 25 de fevereiro de 2014 11:19

    VERDADE,MUITAS DAS VEZES PASSAMOS POR SITUAÇÕES Q FICAMOS A NOS QUESTIONAR O POR Q DISSO OU DAQUILO????,E ACABAMOS EM MEIO DE TANTO EGOÍSMO ESQUECENDO Q DEUS É DEUS, E SEMPRE ESTÁ PREPARANDO O MELHOR PRA GENTE,INFELIZMENTE SOMOS FALHOS,PECADORES E EGOÍSTAS…



  • Dora em 25 de fevereiro de 2014 9:19

    Deus é soberano



  • wilmar em 24 de fevereiro de 2014 23:36

    Bem isso.



  • Haroldo em 15 de janeiro de 2014 21:22

    CONCORDO PLENAMENTE COM VC ALBERTO. JESUS SE FEZ SACRIFÍCIO POR NÓS, SE NÓS NÃO SACRIFICARMOS O NOSSO EU, DEPOSITANDO-O NA CRUZ DE NOSSO SALVADOR, NÃO VENCEREMOS! FICA NA PAZ! UM FORTE ABRAÇO.



  • Maria Aparecida da silva em 15 de janeiro de 2014 11:33

    Alberto santos obrigada pelo puxão de orelhas



  • alberto santos em 14 de janeiro de 2014 10:42

    Bom dia isso é realmente um assunto muito sério.no culto de domingo meu pastor falou algo que esse texto me fez lembrar,não é dificil vc aceitar jesus e se batizar,o dificil é chegar até o fim da caminhada muitos estão ficando na primeira tribulação pois acreditam que aceitando jesus e se batizando os problemas se acabam isso porque infelizmente hoje em dia não são todos mas muitos pastores pregão somente rosas e estão retirando os espinhos e muitos sofrem por isso pois não conhecem a palavra que diz “no mundo tereis aflições mas tem bom animo porque eu venci o mundo e vós tambem vencera eu não sou um doutor na palavra mas sei que meu jesus sofreu muito para nos deixar a salvação e não é de qualquer maneira que eu vou conquista-la é preciso lutar pois a porta é estreita e só vai passar os que persevera……lindo texto pena que nem todos leram até o fim pois tem preguiça mas não sabem que os preguiçosos não entraram no reino dos amem…



  • rosiane chiconi em 24 de agosto de 2012 19:55

    cada vez que passo por uma provação sinto que Deus fez acoisa certa. muitas vezes é dificil pareçe que não vou aguentar mas Deus me da força para aguentar. estou passando por uma agora, mas tenho certeza em CRISTO JESUS que vou vencer.



  • GUILHERME FARIAS em 24 de agosto de 2012 16:51

    Achei perfeito e bem certo o que foi exposto no texto acima, bem verdade mesmo.
    Nesta semana me aconteceu algo que eu jamais pensei que aconteceria comigo, tive uma notícia muito desagrádavel, mas em nenhum momento achei que Deus , nosso senhor não olha pra mim, pelo contrario tenho a certeza e convicção que ele esta no controle de toda a situação e mais ainda que tudo isso vai passar e eu vou contar a grande graça e vitória que o Senhor faz e continuara a fazer na minha vida e da minha família também.
    Que Deus nos abençoe e que tenhamos vida plena c/ ele. A Paz …



  • sueli tatagiba em 24 de agosto de 2012 7:10

    Obrigada SENHOR! Esta mensagem veio ao encontro com a minha necessidade. que o SENHOR nos ajude a ultrapassar dias dificeis que estao para chegar. um bom dia.



  • Fernanda em 23 de agosto de 2012 22:39

    Deu fala mesmo conosco, há tempos venho passando por uma dificuldade em meu lar, Deus várias vezes me guiou a ler o livro de Jó, e hoje, na primeira hora do dia, busquei a Deus em oração e choro, clamando ao Senhor que me ajudasse a saber esperar o tempo dEle. Quando abri a Bíblia meus olhos caíram no verso do Jó que diz que Deus abençoou em dobro a vida de Jó. Ao findar do dia, Deus me traz até aqui pra ler esta linda meditação. Obrigado por se deixarem ser usados por Deus. Boa Noite



  • Valdemira de Oliveira Silveira em 23 de agosto de 2012 20:38

    Deus nos ama, e quer sempre o nosso melhor. Ele nos dá liberdade de escolha, e na maioria das vezes escolhemos mal; e as consequências é devido as escolhas erradas que fazemos. As consequências são nossas e temos que arcar com ela; Deus é sábio nos deixando com as consequências porque se eLE nos livrasse delas, não iríamos pensar em melhorar nunca; continuaríamos errando sempre. Nunca tive dúvida do cuidado de Deus comigo. Se eLe teve tanto cuidado em nos criar, como não cuidaria do que é deLE!?



  • sandra em 23 de agosto de 2012 14:03

    Deus é maravilhoso mesmo sem merecer ele estar aqui, eu agradeco a cada dia da minha vida pela presenca de Deus.tem hora que eu acho que Deus nao estar comigo,mas eu caio em mim e sei que ele nao vai me abadonar.



  • Eder Rios em 23 de agosto de 2012 11:25

    O silêncio de Deus é muitas vezes angustiante. Alguns sonhos são tão insistentes em me fazer realizar-los, mas o tempo se encarregou de afirmar que esse pode ser um sonho impossível. Mesmo triste, simplesmente o que eu mais quero é ser útil. mas enquanto isso continuo mergulhado na minha insignificância.



  • maria cristalia da silva teixeira em 23 de agosto de 2012 9:42

    obrigado senhor por usar teu filho amilton menezes p levar esperança aos coraçoes aflitos



  • Alexandre em 23 de agosto de 2012 9:08

    Realmente se libertar do eu e subjugar-se totalmente a Cristo é muito difícil, só pelo Espirito Santo mesmo. Mas tenho pedido pra que Ele me faça conseguir e assim abrir os meus olhos para os caminhos que Ele quer que eu trilhe. Que o nosso Salvador Jesus abençoe nos hoje e sempre.



  • fabio rocha em 23 de agosto de 2012 8:17

    Bom dia obrigado Senhor por nos da oportunidade dever pessoas usadas por ti para nos demonstrar que mesmo em nossas angustia e sofrimento achamos que Deus nao olha pra nos,pois queremos fazer a nossa vontade,dificil e entender que o plano de Deus e melhor para nos,certamente Ele falou paar mim hoje,



  • EVANDRO em 23 de agosto de 2012 7:53

    Sim e verdade o treinamento de Deus e duro mas compensador , com Deus nos chamando para sermos puros e santos podemos virarar as costas ficando igual a todos na mesmice de sempre com a aprovação das pessoas pelas coisas que faço,se açeitar a de Deus vejo coisas diferentes descobrindo cada ves sua vontade não concordando com o pecado acomodado de cada dia nessse plano cartesiano que nos unem,do qual estamos acorrentados em seus atos,e com atos, botando a algema nas cosequencias de quem ira recebelas por isso deve estar na mão de Deus,pois atos e concequencias seu acontecimento e para sempre,como flechas que nuca param rodeando o mundo e tomando força, seus atos precisam estar em Deus para serem libertadores,que o Deus de amor e poder esteja com voces amem