Por que ir à igreja?


O paralítico do tanque de Betesda acabara de ser curado e olhou em volta dele para agradecer a quem fizera este milagre em sua vida, mas a Bíblia diz que “Jesus não estava mais ali, retirara-Se porque havia muita gente”.

Assim eram as coisas com Jesus. Sua missão era levar a atenção dos homens a Seu Pai. Fazia o que tinha que fazer e desaparecia sem esperar aplausos, nem homenagens, nem comemorações porque Ele sabia que nós, seres humanos, gostamos de fazer ídolos de barro. Esquecemos o Salvador e idolatramos o instrumento humano. Jesus deixou aqui uma lição de vida para todos.

João 5:14 diz que “depois Jesus foi ao Templo e encontrou ali o que fora curado”. Aqui há um pensamento profundo que precisamos entender. O paralítico não foi ao templo para ser curado. Ele fora curado por Jesus. Igreja nenhuma tem o poder de salvar. Nenhum ser humano pode pertencer a uma igreja pensando que esse é o meio de salvação. O paralítico foi ao templo para louvar o nome de Deus por ter sido curado. Foi lá que ele se encontrou com Jesus e pôde dizer: “Obrigado, Senhor, eu louvo Teu Nome porque me salvaste”.

Por favor, nunca diga que você foi salvo por Cristo se não está congregando na igreja. Não diga que você teve uma grande experiência salvadora com Jesus se nos dias de culto você está ficando em casa. A igreja é o lugar onde os remidos se encontram com Jesus para louvor Seu nome e agradecer pelas bênçãos recebidas.

É por isso que as igrejas devem cantar muito, porque o cântico é o louvor por excelência. A igreja que não canta pode estar evidenciando a falta de uma experiência salvadora em sua vida.

O inimigo faz muita gente pensar que não precisa congregar na igreja, porque nela existem muitas pessoas cujas vidas são um péssimo testemunho do evangelho, mas biblicamente o motivo que deve levar-nos à igreja não deveria ser cumprimentar amigos que não vimos durante a semana; o motivo que deve levar-nos a congregar no templo deveria ser louvar o nome de Deus, e este ato de louvor é capaz de unir os corações e fazer desaparecer as diferenças que podem existir entre as pessoas. Uma igreja unida pelo louvor e o espírito de gratidão será também uma igreja unida na missão de iluminar o mundo com a luz do Evangelho.

Você já teve uma experiência com Jesus?  Então vá para a igreja e louve o nome de Deus. (Alejandro Bullon)

Veja aqui endereços das igrejas mais próximas de sua casa.


Você está em : Textos
Compartilhe:

Comente


Current month ye@r day *


  • Eliane silva torres em 13 de junho de 2013 18:05

    Pq temos que passar por tantas angustias e sofrimento?pq nao pode ser tudo de uma maneira mas simples.os louvores que cantam parece tudo facil busque e qcharas pede e eu vos darei na realidade nao e bem assim se entregue a 4Deus e tudi vai ficar bem nao e assim.3T o To cansada de buscar e pedir e nada acontecer…deviam falar a verdade..



  • Carol em 6 de agosto de 2012 16:47

    Acredito que o que vale é a oração com fé. E as nossas atitudes. Deus vê tudo. Tudo que temos e fazemos temos que agradecer a Deus e a Jesus.Ninguem está sozinho. Depende das escolhas. Niguem é obrigado a ir a igreja mas quem tem conciencia pode ir pelo menos com respeito, consideração e esforço guardar o sabado para agradecer e louvar, fazer suas orações e louvores (respeitando os outros claro) onde quiser!!. A congregação em que as vezes tenho tempo de ir (peço a Deus pra poder me organizar e ter mais tempo de frequentar) em relação as vestimentas e intenções são de exigencias da propria congregação ir muito bem alinhado e saia ate o joelho, ombros cobertos. Mas a intenção das mulheres e homesn realmente deixa o clima tenso: ums qerem saber mais sobre a biblia do q outros, uns fazem competição de vaidade (os olhares e fofocas), incomodam e envergonham. Sou humilde, começando a vida profissional agora e não tenho condiçoes de obedecer os padroes dessa congregação ao pé da letra tambem não tenho intenção de ir feito uma piriguete porque fui muito bem criada com etica e estetica pessoal adequada. mas tbm sem exageros. Quero paz de espirito. Eu Vou pelo espirito de estudo deles que é correto e bem aprofundado na biblia. A salvação é individual e vai do esforço de cada um. Respeito consigo mesmo e com o proximo. Deus esta observando e seletando. Cada congregação, assembleia ou igrja tem um defeito pq quem frequenta nelas são homens imperfeitos buscando amizade,esperança,confiança,paz,salvação. Mas a intenção de cada um e daquela instituição é unica: unir um ambiente de fieis a Jesus e Deus para aprender, orar, louvar,agradecer etc. Um monte de coisas boas! Sem mais, Um grande obrigado pra quem leu meu comentário com paciencia e entendeu o q eu disse. E que Deus ilumine e ajude cada um de vcs.



  • Jaci em 5 de agosto de 2012 20:10

    Realmente as pessoas perderam ou esqueceram o significado da palavra congregar.Pois o que vejo,principalmente nos cultos aos sábados é uma guerra declarada entre irmãos que disputam o tempo todo quem canta melhor ,passa lição melhor se vesti melhor,etc.Perdendo o foco qdo culo sabatinal que é a verdadeira adoração ao nosso Deus.Muitas vezes me pergunto porque pessoas tão esclarecidas como nós Adventista do sétimo dia pecamos tanto aos sábados.Por incrivel que pareça até as vestimntas das mulheres adventista é uma vergonha aos sábados,paraecem que nesse dia deixam o inimigo abrir o guardarroupa e pegar a menor saia, o menor vestido, ablusa que deixe o seio quase todo de fora,etc.
    Que possamos refletir sobre o que estamos fazer na casa de Deus e não dexemos de agradecer-lo pela sua imensa misericordia nas nossa vidas.



    • Caroline em 6 de agosto de 2012 17:43

      Gostei muito da opinião da Carol,Jaci,Selma Mendes,LaurYana, Sandra, Ale do Sr. Davi e ainda mais a opinião sobre o 4ª paragrafo q o Sr. Edelsio Jr. afirmou. Muito boas Colocações. Devemos ir adorar ao Senhor pelo menos 1 vez na semana, não somos obrigados a ir para igreja, a salvação é individual então vai da fé, atitudes,perseverança e de como estamos aplicamdo na nossa vida o que aprendemos da biblia pra se melhorar mais e mais, e que o Senhor Rei Jesus e o onipotente Deus nos vijia Devemos saber filtrar o que aprendemos com uma liderança ou Pastor e saber interpretar o que está na biblia, pratica-la minha gente, respeitar, estar preparados. Ser mansos e compreensivos. Rever nossas intenções dentro e fora da igreja.Com os irmãos ou qualquer pessoa. Saber o sentido da humildade e simplicidade.Orar e agradecer a Deus todos os dias por tudo e todos. È só o que importa. Num tem que ficar debatendo nada. Tem que se policiar pra não errar muito pois somos imperfeitos, aprender com os erros se arrepender, perdoar é isso que importa!! Viver agradavelmente e mansanmente com equilibrio e sabedoria pedir a Deus buscar entendimento na biblia apesar de qualquer obstaculo,tribulação ou provação. Vale a dica e muito obrigada pela atenção. Que Deus e Jesus abençoe a todos. Amen!



  • Selma Mendes em 5 de agosto de 2012 17:43

    Os comentarios do Escritor Pr. Alejandro Bullon servem de exemplo para edificar e preparar-nos como cristaos. Muitas vezes falhamos em nao congregarmos nessa ou naquela igreja, por estarmos olhando para as pessoas… mas o autor e consolador da nossa fe eh somente Jesus. Oferecemos a nossa gratidao indo ao templo regularmente e considero isso nao como um sacrificio e sim uma forma de aprender e poder estar prontos para o grande dia. Ou melhor, um previlegio ser Cristao.



  • marcia em 5 de agosto de 2012 17:33

    sinceramente, e devemos ser, queria q a igreja onde vou fose mais avivada, so reunioes n qta e domingo estou sentindo falta d entrar em adoracao, nao q eu nao esteja onde estou adorando o SENHOR, mais sinto falta d adoracao n igreja,



  • marcia em 5 de agosto de 2012 17:27

    é verdade, assim como o corpo precisa doalimentofisico o espiritual precisa mais ainda.



  • gilson kiyzanoski em 4 de agosto de 2012 16:09

    A palavra congregar não siguinifica, apenas sentar em um banco e ouvir sermões, a lição da escola sabatina esta ficando cada vez mais formal, quando era catolico era exatamente o que fazia a unica diferença é que apesar do erro doutrinário a reverencia era muito superior, hoje fiz uma experiencia: tapei um de meus ouvidos e consegui ouvir a minha voz ao louvar ao senhor, pois em outras circunstancias sentia dor de cabeça ao ouvir o som apenas de auto falantes ou cantores que gostam de um estilo opera ao final de cada mensagem musical. Bom más para ser mais objetivo estou na igreja nos sábados mas a unica coisa que não faço é congregar, sabe quando estou congregando verdadeiramente, é quando visito uma senhora de setenta e poucos anos que é viuvá e com problemas de saúde. Quando nos reunimos oramos, cantamos, conversamos, comemos algum lanche etc. isso não seria congregar !, por outro lado na minha ausência um jovem testemunha de Jeová lê a bíblia para ela. Enquanto muitos acham que estão congregando dentro da igreja.



  • Andreia Trindade em 4 de agosto de 2012 0:08

    Concordo plenamente por isso não deixo de congregar, mas não se pode tapar o sol com a peneira existem igrejas que vivem em pé de guerra onde a gente se sente pior do que quando chegou.Eu estava frequentando uma assim.Saía pela manhã e dizia ao meu marido: Vamos para o senado! Depois de orar muito e pedir a Deus uma solução descobri que visitar outras igrejas aliviava a pressão, agora estou em transição para uma outra e pretendo fazer diferente a começar não pretendo aceitar nenhum cargo de liderança.Aceitarei participar de tudo ajudar em tudo, mas não tenho desejo algum de fazer parte de comissões.Sou uma pessoa de paz, discreta e honesta, prezo muito as amizades e o respeito mutuo e acima de tudo amo a Deus.é preciso muito amor entre nós caso contrário seremos adventistas mas nunca cristãos.



  • lauryana em 3 de agosto de 2012 21:16

    Na igreja nos sentimos mais a vontade para expressar nosso amor aquele que se entregou por nos.



  • cleves0n em 3 de agosto de 2012 21:02

    A casa de DEUS e um lugar de adoração, onde nos falamos com Ele,e não para falar com as pessoas.



  • Davi Cunha em 3 de agosto de 2012 20:06

    A experiência congregacional não é somente rica como também uma recomendaçao bíblica. Nao importa se voce tem 20 ou 30 anos de igreja ou o quanto sofreu decepçao com ela. O que tem de fato acontecido é que a multiplicidade de igrejas forçam o sincero a buscar mais a ajuda de Deus para a escolha congragacional,nao o seu abandono. O certo é que o mandamento de ” nao deixai-vos de congregar” nao deve ser visto de forma alguma como uma retórica, pois estamos falando de coisas eternas, para os que ainda creem que muitos que vao para a igreja querem agradecer a Deus e louvá-Lo, como aliás será sempre assim como diz Isaías: ” de uma lua nova a outra e de um sábado a outro virá toda carne adorar o nome do Senhor”.



  • Edelsio Junior em 3 de agosto de 2012 13:31

    Desculpem. Não dá para deixar o humano e tentar “ver” só o divino.
    Se você trabalha 20, 30 anos na igreja, o humano é o que mais governa.
    Eu fui salvo por Cristo e o que a igreja tem feito é mostrar o quanto Cristo é realmente diferente dela.
    Nas ultimas décadas a igreja tem sido o local onde pessoas que apenas querem parecer honestas têm ido para esconder suas atrocidades – sem a mínima preocupação com nova vida, com Cristo. É apenas um esconderijo. Se você não é assim, não use a carapuça e parabéns.
    E é inútil dar esta dimensão esotérica, essa mensagem de “deixa pra lá” e olhe Cristo.
    A afirmação do quarto parágrafo é arrogante e parece coisa de quem acabou de se converter.
    A qual igreja exatamente alguém deve ir para congregar? Quem são os irmãos? Os batistas? Metodistas? Presbiterianos? Assembléia de Deus? Ou é uma afirmação bairrista velada? Ou qualquer uma serve?
    Não se incomodem de responder, as peguntas são retóricas.



  • Débora Constancio em 3 de agosto de 2012 11:29

    Amém. Louvado seja o nome do nosso Senhor Jesus Cristo. Mensagem maravilhosa, que Deus abençõe a cada um de vcs que sempre tem uma mensagem para deixar p nós.
    É exatamente desta mensagem que precisamos, pois nestes ultimos dias a igreja tem sido um lugar de julgamentos… Que possamos ao chegar na igreja estar com o pensamento voltado somente para LOUVAR E GLORIFICAR O NOME DO SENHOR JESUS. AMÉM?
    AMÉM.



  • Gleice Medeiros em 3 de agosto de 2012 10:59

    O louvor é parte do Culto a Deus… e o lugar que Ele nos deixa exemplo para irmos é a Igreja- Coluna e Baluarte da Verdade.



  • Sandra Berg Campos Santos em 3 de agosto de 2012 10:42

    Olá amigos, a igreja é o lugar certo de adorarmos a Deus…não que não possamos adorá-lo em casa ou em qualquer outro lugar…podemos sim,mas a convivência com nossos irmãos na fé,nos ajuda a ficarmos mais fortes espiritualmente,porque um ajuda o outro.Cantamos juntos, oramos juntos, estudamos a Bíblia juntos e Deus se agrada disso!!!



  • Ale em 3 de agosto de 2012 10:22

    Devamos ABRIR A ALMA por JESUS ” o Presente de DEUS ” , e louvar com o coração alegre ou quebrantado !
    Não podemos ser hipócritas e ir a Igreja por tradição ou faxada, ( pois Ele sabe o que passa ao nosso coração ).
    Se você ainda não conseguiu quebrar essa parede de emoções que te separa de DEUS, ORE sem cessar, e com FÉ na vida e nas palavras de Jesus, vencerá ! Mas não se esqueça que estamos em um campo de batalha, e como toda guerra sempre á perdas, mas muitas vitórias, junto ao nosso grande comandante Jesus Cristo !



  • Ana em 3 de agosto de 2012 8:32

    Amo louvar o nome de Deus em qualquer lugar, porém na igreja sinto mais intensamente Sua presença enquanto o louvo, e isso é uma experiência fascinante.