Quando morreram, Jesus e o ladrão foram para o paraíso?


Quando morreu, Jesus foi para o céu? E o “bom ladrão”, também foi para o paraíso? Esse é um assunto polêmico para muita gente, pois afinal de contas a morte é um sono e todos os que morrem, sejam bons ou maus, vão para a sepultura.

Comecemos pela declaração de Jesus ao ladrão convertido na cruz: “E acrescentou: Jesus, lembra-te de mim quando vieres no teu reino.  Jesus lhe respondeu: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso” (Lucas 23:42-43 RA).

Aparentemente, parece haver uma contradição na palavra de Deus. Mas, estudando mais profundamente este texto, percebemos que o livro sagrado de Jesus é perfeito e não tem erros doutrinários.

O que acontece neste caso, é que o verso contém um pequeno “erro gramatical” e de “pontuação”  do tradutor e não do próprio Jesus. Analisemos 4 pontos básicos existentes no verso que nos ajudarão ter a correta interpretação:

1) A preposição “que” existente em nossas Bíblias não consta no texto original grego. É um acréscimo do tradutor. A escrita seria  assim: “Em verdade te digo hoje estarás comigo no paraíso”.

Na escrita grega, as frases são escritas todas juntas. Ex: (traduzindo para o português)

Emverdadetedigohojeestaras
Comigonoparaiso

Cabe ao sincero estudante da palavra de Deus fazer a separação correta das palavras e pontuá-las adequadamente.

2) O  entendimento do texto irá depender de onde colocamos a vírgula. Veja: Se colocarmos a vírgula depois da palavra “digo”, significaria realmente que, no momento de sua morte, o ladrão iria para o céu com Jesus. Ex:“Em verdade te digo, hoje estarás comigo no paraíso”.

Agora, se a vírgula for colocada depois da palavra “hoje”, muda completamente o sentido do texto:“Em verdade te digo hoje, estarás comigo no paraíso”.

Jesus está dizendo ao ladrão que “hoje”, neste dia em está sendo pregado na cruz, neste dia em que ele está preste a morrer, que um dia irá ressuscitá-lo e levá-lo para o céu. O termo “hoje” refere-se ao momento em que Cristo estava fazendo a promessa. Jesus faz a promessa “hoje” e não “amanhã” ou em outro dia.

Lembre-se de que o ladrão pediu “lembra-te de mim quando vieres em teu reino”. Ele sabia que a vinda do reino de Deus era algo futuro.

3) O ladrão não foi para o céu naquele dia. Leia João 19:31 a 33:“Entre os judeus, para que no Sábado não ficassem os corpos na cruz, visto como era a preparação, pois era grande o dia daquele Sábado, rogaram a Pilatos que se lhes quebrassem as pernas, e fossem tirados. Os soldados foram e quebraram as pernas ao primeiro e ao outro que com ele tinham sido crucificados”.

As pernas do ladrão foram quebradas porque ele estava vivo. Era costume da época fazer isto para que os criminosos não fugissem. Às vezes os condenados á cruz levavam até uma semana para morrerem.

4) O próprio Jesus disse que não tinha ido ao céu depois de sua morte. Leia João 20:17: “Recomendou-lhe Jesus: Não me detenhas, porque ainda não subi para meu pai , mas vai ter com os meus irmãos e dize-lhes: subo para meu Pai e vosso Pai , para meu Deus e vosso Deus.”

Jesus morreu em uma sexta-feira e ressuscitou em um domingo. Como ele iria para o céu com o ladrão na sexta, se no domingo ele disse para Maria Madalena que ainda não tinha ido?

O texto de Lucas não contradiz a doutrina do sono da alma (Sl 13:3; Jo 11:11-14, etc). As Escrituras claramente ensinam que a pessoa ao morrer está inconsciente até a volta do Senhor Jesus (Sl 6:5; 115:17; I Ts 4:13-16, etc).

(Fonte: Leandro Quadros, Escola Bíblica da Novo Tempo)


Você está em : Textos
Compartilhe:

Comente


Current ye@r *


  • johnny em 24 de agosto de 2014 17:24

    muito esclarecedor… gosteu muito



  • Bruno Giusti em 24 de junho de 2014 9:12

    Tambem foi a primeira coisa que me veio a mente quando acabei de ler o texto.



  • cleversom em 19 de abril de 2014 18:07

    so nao entendo a parabola do rico eo mendigo em lucas16 como lazaro etava no seio de abraao eo rico no inferno



  • ELLEN em 19 de abril de 2014 15:55

    que maravilha e muito bom saber que temos pessoas e programas sérios para nos esclarecer qualquer duvida que o Senhor Jesus esteja com todos vcs um abraço forte de sua irma em Cristo



  • vivi em 19 de abril de 2014 15:52

    Ótima explicação!



  • benedito marçal em 19 de abril de 2014 14:38

    eu gostaria de reseber muitas mensagem biblicas



  • benedito marçal em 19 de abril de 2014 14:36

    E muito Em potante esta mensagem para mim



  • T. Menezes em 18 de abril de 2014 16:07

    Olá, tudo bom?
    Acredito que após a morte iremos ao Paraíso antes de entrarmos no Céu.
    E quem não tiver Cristo irá para uma “sala de espera” antes de ser lançado no Inferno.
    Não creio que ficaremos inconscientes depois da morte, porque a morte torna mais real tudo que pregamos e o fim da vida aqui nos aproxima mais da vida futura. É difícil de entender?

    RESPOSTA: sua ideia pode até ser “interessante”, porém, não há nenhuma fundamentação ou comprovação bíblica para ela. A morte é um sono. Só isso.



  • Ruchelly Minari em 11 de maio de 2013 1:34

    Gostaria de saber qual é o nome da versão (tradução) de uma bíblia que o Leandro Quadros sempre fala que traduziu corretamente com a virgula.



  • FERNANDO CESAR em 1 de abril de 2013 8:20

    OLA BOM DIA EU SOU O FERNANDO CESAR E TENHO UM AMIGO DE UNIVERSIDADE QUE SE CONSIDERA ATEU E MUITO CRITICADOR DE DEUS E SEUS ENSINAMENTOS,ENTÃO GOSTARIA DE CONVIDA-LOS A TENTAR FALAR UM POUCO DE DEUS E DO SEU AMOR O NOME DELE E DILSON E É POLICIAL E CURSA EDUCAÇÃO FISICA NA UFPA JUNTO COMIGO.ELE NÃO FUMA,NÃO BEBE,SE CASOU EM UMA IGREJA,COMEMORA FESTAS RELIGIOSAS,OU SEJA,MEIO QUE OBSERVAR AS COISAS DE DEUS E MESMO ASSIM SE DIZ ATEU…O FB DELE É Dilson Junior e o meu é Fernando Cesar…ahhhhhhhhhhh e orem por ele e por mim…….



  • Dani em 12 de outubro de 2012 19:08

    Tem um ditado que diz que aqueles que não querem aprender algo, não aprenderão o que lhes for ensinado.
    Eu sei de uma coisa: Jesus morreu e seu espírito (fôlego de vida) foi para Deus. “(…) Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito!” Lucas 23:46 E ele morreu como nós humanos morremos. Mas ao terceiro dia (em cumprimento a profecia) ele ressuscitou.
    Quando Maria o encontrou Jesus não permitiu que ela o tocasse por um motivo: “Não me segure, pois ainda não subi para o meu Pai.” João 20:17
    Pra quê Jesus falaria isso se na sexta-feira ele tivesse ido para o céu?
    Jesus morreu, foi sepultado, descansou no sábado, e no domingo ressuscitou. Se era pra ele ir ao céu na própria sexta-feira não teria lógica ele voltar só pra ressuscitar no terceiro dia e cumprir uma profecia, porque se fosse assim nem precisaria existir essa profecia. E sobre o espírito referido em Lucas 23:46 significa fôlego de vida e não uma matéria consciente que vaga fora de seu próprio corpo. Jesus entregou a Deus o seu próprio fôlego de vida. E isso é o que todos fazemos quando morremos.

    Sinceramente, independente das pessoas quererem aceitar essa verdade e muitas outras, um dia TODA a VERDADE será revelada e vai ser BOM para o s que de coração sincero e humilde buscaram a verdade, mas também, infelizmente, muito RUIM para aqueles que por conta de seu orgulho desprezaram a VERDADE.



  • Gilson Guedes Rodrigues em 20 de abril de 2012 22:16

    Compreendo o argumento, mas acho que existe argumento mais simples para expor. Não precisamos corrigir o texto de Lucas 23;42 e 43. Entendo que para o ladrão realmente ele teve a sensação de que naquele mesmo dia ele estaria com Jesus no paraíso. Explico: “Há, todavia, uma coisa, amados, que não deveis esquecer: que, para o Senhor, um dia é como mil anos, e mil anos como um dia.” (2 Ped. 3;8). Para Jesus o tempo decorrido entre a morte do ladrão e a sua ressurreição poderia decorrer mil anos; mas Ele sabia que para o homem que dorme o sono da morte não há consciência do tempo que passou dormindo, de modo que do tempo da morte para o tempo da ida ao paraíso será como um piscar de olhos, como se fosse hoje.



  • Ana em 8 de abril de 2012 12:40

    Sempre tive um outro entendimento desse texto e isso é opinião minha.
    Ao meu ver o que cristo estava querendo dizer era: Te digo que você vai morrer e quando acordar vou te levar ao paraíso, pois você morrerá acreditando que eu sou O Cristo, então querido hoje já estarás salvo. Bom, é essa minha opinião, é nisso que creio. Mesmo por que não tenho acesso ao texto original, não posso dizer que está errado ou certo o artigo. Abraço a todos.



  • OS NAZARENOS em 8 de abril de 2012 12:38

    Não sabemos da onde viemos,mas sabemos QUEM nos enviou,e o que devemos fazer,e por que nos esforçamos!!! Toda lingua dará conta do que for dito!!! Ninguem vai se não for enviado! QUEM É CONTRA NÓS,NÃO É CONTRA NÓS! É CONTRA QUEM NOS ENVIOU. DEUS É O CRISTO JESUS NAZARENO. creiam nisso!!!



  • Como podem querer transtornar algo inquestionavel….não busqueis na ciência alguma explicação…porque o ensinamento que vem do homem é enganador e malicioso…..busqueis pelo espirito santo de deus o entendimento……quando o SENHOR JESUS CRISTO disse “em verdade te digo que ainda hoje estarás comigo no paraiso” ele disse em espirito(digo não por mim mas pelo que me ensina)pois o espito do senhor jamais conheceu a corrupção da carne…e realmente subiu ao paraiso com o espirito do homem que foi salvo que estava ao seu lado,porem a alma do senhor jesus pregou durante 3 dias(3 mil anos para ele)para aqueles que vieram antes….glorias ao deus vivo…ao SENHOR JESUS CRISTO que confunde a sabedoria do homem e tranforma em pó uma ciência criada pelo maligno….vigiai pedi discernimento ao único que pode ser chamado de pai e mestre.



    • Anderson em 8 de abril de 2012 12:17

      Deixa de lero-lero, de repetir o que ouve na igreja. Argumente com a Bíblia na mão. Cite os textos para comprovar o que está afirmando. O entendimento de Deus é revelado nas Sagradas Escrituras. Em nenhum lugar é dito que Jesus subiu em espírito para o paraíso. Chega de analfabetismo bíblico!



      • irmão como posso repetir oque ouço na igreja….quando não vou em igreja….não tenho religião nem sou doutrinado por nenhum prozélito……evangélico ou católico…porque deus não habita em templos feitos por mãos de homen,.oque digo…digo ´com inteira confiança….e realmente toda lingua dara conta do quer for dita….mas do que de mim foi dito como sei que é muito importante….peço pra que O SENHOR JESUS CRISTO..não te impute nenhum pecado referente a isto…..que a paz do SENHOR JESUS CRISTO esteja contigo irmão Anderson.



        • Anderson em 8 de abril de 2012 13:32

          Então deveria ter pelo menos uma Bíblia e estudá-la com atenção e oração para não ficar propalando tanta bobagem com ensinamentos desencontrados, sem base alguma na Palavra. Fique na paz.



          • Mas tenho uma biblia…que esta junto de mim o dia todo….me alimento com ela….edifico o meu espirito com ela …não a minha carne….oque me pede não posso fazer….pois oque me pede é que te prove com base na ciência humana…que só assim vc entenderia….mas não posso….O SENHOR JESUS CRISTO é meu unico mestre….esse sim digno de toda a glória.



  • OS NAZARENOS em 8 de abril de 2012 11:05

    Pastor só existe um e o nome é SENHOR JESUS CRISTO!!! agora prosélitos esse mundo está cheio deles. Concordo com o irmão MARCOS por que nada pode ser contra verdade se não por ela. OS 144.000 SÃO QUELES QUE NÃO SE CONTAMINARAM COM AS RELIGIÕES, EXISTEM TRÊS CÉUS:2 coríntios 12:2, e o idolatra ou melhor dizendo admirador está longe do terceiro céu !!!! Haroldo, CONFIA SOMENTE NO CRISTO JESUS NAZARENO O UNICO PASTOR.



  • Haroldo em 8 de abril de 2012 10:43

    Obrigado Pastor Amilton Menezes pela bela explicação, eu quero fazer a minha parte para estar no paraiso, porque o ladrão na cruz ja fez a sua, defendeu Jesus na hora certa e fez um grande pedido, na hora certa e no momento certo, eu quero conhecer esse cidadão celestial.



  • Valdemira de Oliveira Silveira em 8 de abril de 2012 10:24

    Eu também gostaria muito de saber a versão desse querido irmão. Com todo respeito, a gente
    vê muitas pessoas que se dizem conhecedoras da palavra, e no entanto lêem uma explicação
    tão clara como essa e ainda tem a coragem de contestar dizendo que não é correta.
    Não devemos falar do que não sabemos, mas se falamos, devemos provar com embazamento bíblico como foi feito acima.



  • naziete lever em 8 de abril de 2012 10:17

    gostaria de saber os mortos cremados, como ressucitarao? gostaria q vcs me explica-se.

    RESPOSTA: A Bíblia diz que ao morrermos voltamos ao pó. Deus não precisa nem mesmo do pó para ressuscitar os que optaram por escolher a Jesus como salvador pessoal. Afinal, existe alguma coisa impossível para Ele? (Veja I Tessalonicenses 4:13-18; João 5:28 e 29).



  • marcos em 8 de abril de 2012 0:09

    Essa é a explicação mais pueril para contradizer algo que é inquestionável.



    • Janaina em 8 de abril de 2012 8:56

      Dê-nos sua explicação Marcos. Gostaria de saber qual a sua versão para isso.



    • vilma em 8 de abril de 2012 11:45

      Marcos e Os Nazarenos,apresentem-nos uma citaçao mais convicente.Fico feliz por vcs participarem.Mas queremos saber sua versao pra compararmos