O namoro acabou. E agora?


Atendendo as sugestões feitas, aí está uma lista de 7 atitudes para serem tomadas após o término de um namoro. Originalmente as dicas foram escritas para o rapaz. Porém, valem também para ela!

1. Procure ficar calmo. Não tenha um acesso de fúria, nem perca seu controle emocional. Talvez você esteja abalado interiormente, mas não agrave a situação criando uma tempestade. Antes de tirar conclusões apressadas, escute o que ela tem a dizer. Lembre-se de que ela já passou bastante tempo com você e deve ter alguma consideração pelos seus sentimentos (geralmente tem), e o problema poderá ser ajustado se você não se descontrolar imediatamente.

2. Deixe-a em paz. Acalme-se e deixe que ela siga o caminho dela. A pior coisa que você poderá fazer é incomodá-la, ou seja, telefonar, escrever cartas, e-mails, fuçar nos perfis das redes sociais, rastreá-la para lhe contar cada incidente de sua vida, ou apenas marcar presença constante. Além de não resolver a situação, fará com que ela se afaste cada vez mais de você.

3. Fale com ela ocasionalmente. Especialmente se acontecer de vocês estarem no mesmo lugar na mesma ocasião e se o ambiente for receptivo. Fale com ela sobre algo de interessante que esteja acontecendo com você, algo que a interessaria no passado e que ainda a interessará se ela for amiga de verdade.
Referências a experiências compartilhadas no passado devem ser evitadas, contudo. Elas envolvem qualquer conversa numa atmosfera melancólica. Evite-as a todo custo.

4. Seja agradável quando se encontrarem. Um rosto sisudo, frio e abatido é o bastante para evitar que as pessoas falem com você. Um sorriso do coração poderá até levantar o seu moral, ao passo que uma fisionomia entristecida fará você e quem estiver consigo se sentir melancólico. E ninguém gosta de lamentadores.

5. Não se esqueça que Deus está ao seu lado. Ele está sempre pronto a confortar você nas horas de tristeza. Leve o caso até Ele e deixe que Seu Espírito opere em você para lhe dar paz e satisfação interiores. Mas não pense que após ter orado você já fez sua parte. Deus não o poderá ajudar se você não se ajudar a si mesmo. Não fique remoendo o assunto nem se amargurando. Quanto mais você pensar nisso, tanto menos Deus poderá ajudá-lo a aliviar a dor.

6. Guarde todas as lembranças e conscientize-se de que o romance terminou. Você não tem de jogar fora todas as recordações. Mas guarde-as até que possam ser vistas quando deixarem de sensibilizar você. Talvez você nunca deixe de sentir alguma coisa, porém se você ficar constantemente debruçado sobre as recordações, a dor só se prolongará. Se você não consegue ficar distante delas, peça a alguém para guardá-las durante algum tempo.
Os lugares, companhias, e músicas que vocês sempre compartilhavam devem ser evitados. Seja simpático com os amigos, mas não fale sobre ela com eles. Isso o fará pensar nela novamente.

7. Não pense que o término do namoro significa que vocês serão eternos inimigos.  Pessoas amadurecidas concluirão que virar inimigo é uma idiotice.

O término de um namoro não é o fim do mundo. Quer você acredite ou não, pode até ser uma experiência construtiva, embora dolorosa. Quase todos nós passamos por ela algum dia, portanto, você não será o primeiro.

Lembre-se: “o mar está cheio de peixe”. Por isso, comece a buscar novas amizades, novas experiências. E lembre-se de que se Cristo estiver conduzindo sua vida, as amizades nem sempre deixarão de apresentar problemas, mas você irá sentir uma paz interior tão radiante que nenhum ser humano poderá lhe dar.

 

***************************************************************************************************
(Dos meus arquivos)


Você está em : Textos
Compartilhe:


Comente



  • Leide em 1 de janeiro de 2013 20:12

    Essa mensagem foi muito boa, ontem terminei o namoro, estou muito triste mas c/ fé em DEUS vou vencer. Mas é muito dificil ter uma decepção de quem a gente menos espera.



  • Aline Rodrigues em 30 de janeiro de 2012 15:19

    Eu confesso que pedi por esse conselho aki a um tempo atras! A 2ª dica foi um “tapa na cara”, mas d muita ajuda. guardar as lembranças tbm eh um bom conselho q seguirei. Ontem percebi, no comportamento do meu ex que ele nunca poderia me fazer feliz futurament. Naum possui (ainda) os traços de carater q ellen White recomenda no seu livro CARTAS A JOVENS NAMORADOS. Ainda estou com o coração entristecido, mas pela graça d Deus superarei e seguirei esperando até q meu “Adão” encontre essa costela perdida! Obrigada!



  • ANDRE em 6 de novembro de 2011 21:12

    muito obrigado !!!



  • joseeudis em 6 de novembro de 2011 18:58

    Bem interessante essa dia, mas, não quero passar por isso.



  • Thaíz em 20 de junho de 2011 11:05

    Amilton, esse seu artigo veio no momento certo. Uma amiga esta sofrendo com o término de um relacionamento de 9 anos. Soube o que dizer a ela, e isso a ajudou muito a confortar.
    Que seu ministério seja sempre abençoado por Deus!



  • Fabiene em 18 de junho de 2011 8:41

    Gosto muito das matérias aqui postada, nos passa a impressão de terem sido escritas por pessoas que vivenciaram a mesma situação, não sei se é o caso em todas as matérias, mas gostaria de agradecer e dizer que antes de ler essa matéria eu pedi orientação a Deus de como eu deveria agir diante do termino de um namoro de 2 anos e as respostas de Deus foram as minhas orações foram as mesmas postada aqui, Por isso, Louvado seja Deus, muito obrigada por nos ajudar com palavras tão lindas vindas do próprio Deus.



  • DANIELA DAS GRAÇAS 11 ANOS em 17 de junho de 2011 13:49

    bem, eu gostei,desejo que voce seja ricamente abençoado, com o seu ministério



  • Andréia em 17 de junho de 2011 13:10

    Tenho visitado com mais frequencia este blog e tenho aprendido muito com suas postagens!
    Obrigada pelas dicas e conselhos.
    😉



  • José Marcos em 16 de junho de 2011 19:52

    Nada de Novo no que foi dito, mas é isso mesmo



  • Marcia Vieira em 16 de junho de 2011 14:50

    Muito bom! Grandes conselhos e muita sabedoria vinda de Jesus… Gostei.