Os covardes da internet


Você lembra da polêmica pós-eleição presidencial, envolvendo a xenofobia aos nordestinos? Segundo publicaram alguns órgãos de imprensa, começou com uma usuária do twitter e reforça, mais uma vez, uma opinião que tenho sobre o uso da internet por algumas pessoas. Os covardes (tanto os do mundo real e virtual) imaginam, “inocentemente”, que podem postar ou escrever o que quiserem, ninguém descobrirá e nada vai acontecer.

Na tentativa de abrir a interatividade com seus usuários, alguns grandes portais de notícia, aqui no Brasil, permitem a postagem de comentários sem uma censura ou avaliação prévia. Isso, porém, tem sido um prato cheio para os covardes de plantão! Palavras de baixo calão, deboches e provocações são muito comuns. Lembro-me quando foi noticiado o acidente daquele avião da Air France, que saiu do Rio de Janeiro para Paris, no ano passado. A insensibilidade, nas postagens dos internautas no Terra, por exemplo, chegava a ser revoltante.

A sensação [falsa!] do “anonimato” – e a aparente impunidade – tem encorajado os covardes do mundo real no mundo virtual.  São aqueles que jamais diriam, frente a frente, olho no olho, o que teclam sob a sombra de seus monitores.

Anos atrás tive uma amarga experiência com a primeira versão deste blog. Uma postagem, um tanto polêmica, gerou uma enxurrada de comentários (prós e contras). O desrespeito nas postagens dos leitores começou a ficar incontrolável e fui obrigado a liberar os comentários, somente sob avaliação prévia. Antes eram automáticos. Infelizmente, não deu para continuar. Copiei e tenho todos esses arquivos. Posteriormente descobri a verdadeira identidade de alguns desses “autores”. E quê surpresa desagradável: cidadãos e cidadãs, aparentemente, irrepreensíveis. Porém, escondidos atrás de uma ilusória cortina cibernética, revelaram uma tremenda e lamentável falta de caráter e de coragem.

Também já tive o desprazer de receber e-mails, com observações pesadas, carregadas de ódio e indignação. E depois de dar-me ao trabalho de responder, esclarecendo cada uma das colocações, descubro que o “remetente” simplesmente não existe. O e-mail não vai. O perfil é falso. É fake. Apenas mais um que se aproveitou de formulários de sites para dar vazão ao ódio…  e a covardia.

O que falar dos que escrevem ofensivamente e depois – arrependidos ou não – deletam as postagens e comentários? E dos dissimulados? Um amigo meu, não faz muito tempo, enfrentou um bombardeiro de twitadas de um colega de trabalho. Descobriu isso, um tanto tarde. O ataque era feito sorrateiramente, indiretamente. Covardemente. E o que dizer, ainda, daqueles que praticam o mau jornalismo replicando textos sem a devida apuração, não ouvindo “os dois lados” da história?

Quão sábio ainda é o conselho bíblico de Mateus 18:15 – “Se o seu irmão pecar contra você, vá e mostre-lhe o seu erro. Mas faça isso em particular, só entre vocês dois. Se essa pessoa ouvir o seu conselho, então você ganhou de volta o seu irmão”.

Não é melhor assim? Basta coragem (muita!), humildade (mais ainda!). E, claro, espírito, verdadeiramente, cristão.


Você está em : Textos
Compartilhe:


Comente



  • Jaqueline Neves em 29 de agosto de 2011 2:05

    Meus parabéns seu Blog fala a verdade pura.



  • Jaqueline Neves em 29 de agosto de 2011 1:56

    Parabéns 😉



  • Gilberto em 10 de junho de 2011 18:37

    Olá meu irmão não fique triste ,continue este trabalho maravilho que Deus confiou a você tendo sempre a certeza da presença de Jesus em sua vida .Um grande abraço que Deus continue te abençoando .

    Um feliz Sabado.



  • alex sandro lunz lazaro em 8 de junho de 2011 17:26

    belo post amilton,acho q deveria ser mais divulgado a possibilidade de se encontrar as pessoas que postam na net, assim as pessoas sentiriam uma maior responsabilidade por suas palavras na internet, foi um belo post, parabens



  • onda de cristo em 8 de junho de 2011 16:41

    “Conheça a primeira Rede Social totalmente cristã ODCBOOK.COM – você pode compartilhar fotos, videos e mensagens com pessoas de todo Brasil. Site totalmente gratuito . Rede Social Cristã: http://www.odcbook.com

    veja o juninho afran do oficina g3 falando do site odcbook

    http://www.youtube.com/watch?v=gL3866DCxkQ&feature=player_embedded



  • aldo castro em 8 de junho de 2011 14:22

    mas as vezes tu passa da conta,falas cada coisa das pessoas q muitas vezes são inocentes,não sabem tantas coisas q tu sabes,o jeito como tu coloca as pessoas q tu está criticando,faz com que os teus leitores pessem que eles são inprestáveis,cruéis,indignos da nossa confiança.voçê faz isso indiretamente.e várias outras coisas que eu não sitei,mas realmente isso ai existe.



  • Antônio Augusto Zoppi em 8 de junho de 2011 11:09

    Lamentável! As coisas se revelam como são. Nada ficará emcoberto. Cada um só pode dar o que tem dentro de si. Temos que amar o irmão, Jesus Cristo mandou.
    Que a Paz de Deus permaneça sobre ti.



  • ALÉRCIO RIBEIRO em 7 de junho de 2011 16:20

    Você está coberto de razão. Excelente texto!

    Mudando de assunto, quando teremos uma RÁDIO NOVO TEMPO em RECIFE ou pelo menos na GRANDE RECIFE?



  • Rosa Edna Bulcao em 7 de junho de 2011 8:40

    Você tem razão, coberto de razão. Os covardes realmente se escondem, são mascarados e tentam resolver os supostos problemas denegrindo a imagem de quem quer trabalhar correto.
    Mas Deus está atento, não se esquece dos seus e nem de quem quer trabalhar sério.
    Bom-dia a todos.
    Sempre gosto de postar no meu orkut, facebbok as coisas boas desta Rádio Novo Tempo, por entender que esse é um trabalho sério e dignificante.
    Fica com Deus.



  • José Marcos em 6 de junho de 2011 19:50

    È lamentável a atitude destas pessoas, mas sinceramente acho que elas não são dignas nem de nota. O que querem é simplemente aparecer de alguma forma, sentir importante, e que importãncia, no Brasil tem que existir uma legislação mais severa, contra estes “covardes” que se escondem atrás de um computador.

    A censura não é muito boa coisa, mas nesse caso é legalmente cabível, pois não se trata mais de liberdade de expressão, mas de respeito ao semelhante, a sociedade e as leis que regem a república federativa do Brasil.



  • wander lucio em 6 de junho de 2011 9:59

    OBRIGADO SENHOR



  • RUTE-PINDA em 6 de junho de 2011 9:46

    Lamento que não tenhamos a Radio Novo Tempo no vale do Paraíba, mas dou meu jeitinho, ouvindo pela internet.

    Gosto muito dos temas que aborda em seus textos, muito atuais!!! Este tema sobre a covardia na internet é muito necessário. No sábado próximo estavamos já com o programa do culto Jovem pronto (O jovem adventista e a internet) abordaremos a questão do vício da internet, as redes sociais como forma de evangelismo, etc…e seu texto em parte será inclido neste programa, logicamente com as fontes respeitadas.

    Os que magoam, dizem o que querem no anonimato, encontraram na intenet o “seu espaço”, mas isso precisa ser combatido!!! Mesmo que apaguem após… o estrago foi feito, infelizmente. Precisamos cuidar como que dizemos, e principalmente, com oque escrevemos na internet, nunca saberemos quem ou quantos lerão…pense nisso!!!



  • TEREZA em 6 de junho de 2011 9:01

    meu querido irmão, avante. DEUS é nosso escudo e com certeza estará contigo em todas as suas lutas. DEUS te guarde e derrame muitas benção sobre vc. fique em paz.



  • Marcia Vieira em 6 de junho de 2011 4:01

    Muito bom saber que existem pessoas corajosas como o Amilton. Mais vamos por tudo nas oracoes e Deus fara justica. Que Deus abencoe vc! Bjs



  • ivone soares fernandes em 5 de junho de 2011 10:36

    Deus o proteja sempre de td isso , para continuares o trabalho Dele sempre, até a Sua breve volta. grd abraçao .



  • Flaésio em 3 de junho de 2011 18:37

    infelizmente o mundo que vivemos é extremamente falso e hipócrita.
    estamos cercados por todos os lados de pessoas, “que na maioria das vezes professa o nome de cristãos” , mas na verdade sao lobos devoradores, o caso da estudante de direito é um classico exemplo disso. mas no que diz respeito conviccoes religiosas somos constantemente atacados e tachados de legalistas, mas no final só os que prevaleceram ate o fim estaram de pé diante do cordeiro, que é Cristo o Senhor..
    Desu abençoe vc Amilton



  • Ibraim Lima em 3 de junho de 2011 18:26

    Acima de tudo, não desanime Amilton. Continue com seu trabalho. E avance o quanto for possível. Deus está vendo seu esforço.

    A realidade da ‘liberdade’ na internet, diria, é apenas um espelho da, na verdade, libertinagem, da era atual. O custo dessa liberdade é o desrespeito com o semelhante. Só posso concluir que as pessoas não são capazes, bem sabemos, de ser deuses de si mesmos. A única liberdade realmente válida é que o Deus do céu nos dá. Que Ele nos ajude a nunca estarmos entre estes e que nossas ações sejam sempre provenientes de profunda reflexão.



  • Hulda Mattje em 3 de junho de 2011 18:25

    Muito importante seu comentario. Até mesmo para nos mesmo pensar melhor antes de fazer uma postagem.
    Eu tenho humildade para me olhar no espelho e tambem para me colocar diante de um irmao e reconhecer quando erro.
    Como ser humano sou falha, mas adoro textos que me fazem refletir. Sempre aprendo um pouco mais com seus comentarios e sempre dobro meus joelhos e peço a Deus que me melhore, me transforme. Que bom que Deus criou pessoas como o senhor,obrigado por existir… obrigado por me ajudar a crescer. Hulda



  • ildete de j. r. xavier em 3 de junho de 2011 16:45

    Deus o abençõe pelas suas matérias enriquecedoras. Que essas pessoas comecem a ser desmascaradas para que aprendam a ter responsabilidade social. É lamentável os comentários que lemos, inclusive nos clips de música evangélica. Esta semana estava ouvindo o clip da música “Via dolorosa” e me emocionei como tantas outras vezes. Quando baixei o olhar fiquei boqueaberta com os comentários, um verdadeiro desreipeito a Deus e fiquei ainda mais triste ao ver que a maioria eram de pessoas que se dizem cristãs. Que Deus nos ajude a termos sabedoria para usarmos tudo que estiver ao nosso alcance para glorifcá-lo.



  • Vanessa em 3 de junho de 2011 14:50

    Muitas pessoas, usam a internet para jogar em cima dos outros o lixo que esta dentro delas.
    Seu texto nos mostra a verdade da nossa internet aqui no Brasil, que as operadoras e o proprio governo não tem coragem de agir, de dar um ponto final em alguns absurdos!



  • Genivaldo Araujo em 3 de junho de 2011 14:23

    Bom bom o seu texto. Que Deus continue te abençoando.



    • Deusemar em 6 de junho de 2011 11:26

      Não me surpreendo, está na Bíblia: A boca fala do que está cheio o coração; e, cada um dá o que tem (ditado popular). Paz e Graça meu irmão. Que Nosso Deus continue sendo glorificado em sua vida. Aleluia!