A origem do carnaval


O carnaval é uma celebração combinando paradas, representação teatral, drama e festa que é usualmente mantida nos paises católicos durante as semanas que antecedem a Quaresma.Quaresma são os 40 dias que antecedem a Páscoa, que vão da quarta-feira de cinza até o domingo de Páscoa. A palavra carnaval, provavelmente vem do latim CARNELEVARIUM que significa remover ou transferir a carne, tipicamente iniciou no ano novo, após o Epiphany, 6 de Janeiro e fins de Fevereiro com a MARDI GRAS (Confissão de Terça-feira, ao sacerdote católico para o recebimento da absolução dos pecados).

Provavelmente originou-se com o rito pagão da fertilidade da primavera. O primeiro registro de carnaval foi numa festa egípcia de Osíris, um evento marcando a chegada das enchentes do rio Nilo. Carnaval atinge um cume de desordem de dissipação com Bacanlia Romana (festa em honra de Baco, orgia) e Saturnália (festim de libertinagem). Durante a Idade Média a Igreja tentava controlar as celebrações. Os papas serviam algumas vezes como patrões; os piores excessos eram gradualmente eliminados e o carnaval estava assimilado como o último festival do asceticismo da Quaresma. A tradição do carnaval ainda floresce na Bélgica, Itália, França e Alemanha. Os principais carnavais acontecem no Rio de Janeiro, que iniciou em 1840 e em Mardi Gras em New Orleans, iniciado em 1857.

Pré-cristão, medievais, e modernos carnavais compartilham importantes temas característicos. Eles celebravam a morte do inverno e o renascimento da natureza, comprometendo o individuo para códigos de cultura espiritual e cultural. Antigos ritos de fertilidade, com seus sacrifícios aos deuses, exemplificavam este comprometimento, como fazem os confessores cristãos. Em outras terras, o carnaval segue paródia, e oferece liberdade temporária das restrições sociais e religiosas. Por exemplo, os escravos eram iguais aos seus mestres durante a Saturnália Romana; os banquetes medievais de loucura incluíam uma missa de blasfêmias; e durante o carnaval máscaras sexuais e tabus sociais algumas vezes eram temporariamente suspendidos.

(Pesquisa da Escola Bíblica da Novo Tempo – escolabiblica@novotempo.org.br)


Você está em : Textos
Compartilhe:


Comente



  • ANDRÉ NUNES em 6 de fevereiro de 2016 15:00

    A IGREJA NUNCA APROVOU FESTA DE CARNAVAL,OS VERDADEIROS CATÓLICOS
    NAO PARTICIPAVA DESSA FESTA.DEPOIS O POVO MUDOU A FESTA,JÁ NÃO TINHA
    MAIS GENTE PELADA,E NEM DEUSES PAGÃOS,TANTO QUE QUANDO OS PORTU
    GUESES TROUXERAM A FESTA PARA BRASIL ERA DIFERENTE.DEPOIS DOS ANOS 50 O RIO DE JANEIRO VOLTOU A ANTIGA FESTA PAGÃ,É ISSO QUE VCS
    NÃO ENTENDEM! NÃO VENHA JOGAR A CULPA NAS COSTAS DA IGREJA NÃO!



  • Susy Mochi em 13 de fevereiro de 2015 17:35

    Eu gostei da matéria, fiz uma busca e foi bem o que eu procurava. Pois o Carnaval nada tem a haver com quem é cristão e todos nós já sabemos, o que faltava era uma informação rica dessas. Obrigada!



  • Uzias Maximo dom Santos em 11 de fevereiro de 2013 22:23

    Ótima matéria, porem alguns erros, um deles por exemplo:

    “Quaresma são os 40 dias que antecedem a Páscoa, que vão da quarta-feira de cinza até o domingo de Páscoa”

    Errado, quaresma são 40 dias que antecedem o domingo de Ramos, que é uma semana antes da pascoa…

    O Carnaval não acontece somente em paises católicos, ja que os EUA se consideram um pais protestante e brinca o carnaval…



  • josy em 19 de fevereiro de 2012 17:15

    essa materia do ponto de vista cristao foi muito pobre…..pois explicou suas origens….o que esta por traz dessa festa…..mas faltou explicar o porque que os autenticos cristaos nao a pratica….principalemnte o nosso carnaval brasileiro…que e o pior de todos em termos de libertinagem e pecado….pra wuem tem maturidade espeiritual …logo ver isso…..mas agora imagina uma pessoa que nao e da fe…ler esse artigo…fica confuso…achando que a igreja aceita e permite participar de tal festa…..ficou incompleta…por isso muito ruim na questao de evangelizar nesse momento.



  • elidamari em 6 de setembro de 2011 15:08

    Nunca li tanta besteira juntas !!!!!!!!
    kkkkkkkkkkkkkkk



    • elidamari em 6 de setembro de 2011 15:12

      Desculpa WILL !!!
      As besteiras não dizem respeito à vc !!
      Sua informação foi ótima !!
      Abs,



  • Will em 8 de abril de 2011 18:39

    Olá,

    Acho importante estes dados históricos:

    Segundo o escritor Jesús Maire Bores em seu livro Teatro breve de la Edad Media y del siglo de oro (Madrid: Ediciones Akal, 2003, p. 29) a palavra carnaval vem do italiano carnevalle, refere-se a um período de tempo que se pode comer carne: carnal ou carnevale (carne vale). Esta palavra vem do latim Carnem levare (retirar a carne), refere-se à proibição da carne durante os quarenta dias da Quaresma. É celebrado durante três dias antes da quarta feira de cinzas, que é dia em que começa a Quaresma no calendário cristão.

    E de acordo com Alcides Mareja Moreno em seu livro Alcides Marejas. El carnaval cruceno a través del tiempo (Casilla: Editorial La Hoguera, 1999, p. 14) a palavra aparece pela primeira vez no dicionário de Antonio de Nebrija, publicado em 1492 e tem origem em uma frase atribuída a Gregório Magno (século VI) para se referir ao domingo anterior à Quaresma: “dominicas ad carnes levandas”. Daí surgem as palavras carnelevarum, carnevale e carnelevare.

    A carne, neste caso, não tem a ver com a carnalidade no sentido paulino. No carnaval as pessoas aproveitavam para comer carne antes que sua ingestão fosse proibida. Como em toda as festas (inclusive o Natal) os excessos eram (e são) comuns.

    fonte: http://numinosumteologia.blogspot.com/

    Abraços,

    Will



  • ADRYELLE BERTULANA DA SILVA BORGES em 18 de março de 2011 9:37

    parabéns!



  • claudinei.... em 10 de março de 2011 21:48

    concordo com todas esses comentarios…..mas se somos mesmos estudante da biblia,e como conhecedores da verdade,sabemos que esses que participam dessa festa sao responsabilidades nossas,,.nos temos a luz para tirarem eles das trevas….temos que colocar o joelho em terra ,falar menos e praticar mais,ai estamos sendo sabios e ajudanda salvar almas….ao inves do debate quem esta certo ou errado…a biblia diz q todos nos somos culpados perante DEUS e so pela graça q somos libertos…..entao vamos como mordomos de DEUS pregar esse evangelho para JESUS voltar logo….porq acredito q como eu vcs tmb nao aguentam mais ficar nesse mundo…..força a todos…e vamos para a vitória…MARANATA…amem….



  • Alexandre em 10 de março de 2011 12:00

    A aceitação das coisas que eleva a Deus é particular e nós só descubrimos quando buscamos em adoração (oração, louvor e leitura orante da biblia) o que nos tráz mal e nos afasta de JESUS. A luz do Espirito Santo vem para aqueles que o busca e só assim somos libertos do pecado. As famílias que ainda envolvem com o carnaval, ainda não estão nessa luz. Oremos para que o Espirito Santo esteja em mais e mais pessoas, para que elas obtenha a luz de Jesus e junto a nós, a cada dia deixemos nossa natureza humana para vivermos a natureza divina. Oremos por todos nós humanos, pois amar o próximo, independente de estarem no carnaval, são próximo e merese a nossa oração, para recebermos a luz que graças a Deus já obtemos. JESUS É O NOSSO SALVADOR E SOMOS AGRACIADOS COM SUAS PROMESSAS.



  • cintya cristina da silva marques em 9 de março de 2011 23:43

    Super interessante espero poder passar para os meus conhecidos…noosssa ma sé gente demais da conta a gente num faz nem idéia de quantas e quantas pessoas estão estão ali é uma verdadeira Babilônia um”vulco” “vulco” de gente que num tem fim,ninguem meerece uma coisa dessa,que Deus poupe os sinceros que ainda existem ali,misericórdia!!!!



  • Rubens Alpha Junior em 9 de março de 2011 14:05

    Resumindo: carnaval só serve para adorar outros “deuses”pagões, sujar a cidade, parar o crescimento do país, trazer desgraça e afastamento de Deus.
    O Cristão verdadeiro deve ficar muito longe desta festa, e já que tem mais tempo lê A Bíblia e se prepara SIM para a grande Festa no Céu.
    Deus tenha piedade de quem gosta desta festa do inimigo de Deus.



  • Daniela das graças [11 anos] em 8 de março de 2011 21:14

    o carnaval tem sua origem pagã, por isso um eleito Deus, sacerdote real do Deus vivo, jamais deveria estar se misturando com esses tipos de festas. O carnaval é nada mais nada menos que desobedecer todos os mandamentos de Deus ,honrando as vontades do corpo, sentindo apenas alguns momentos de ‘felicidade’. Mas, devemos lembrar que nosso Deus é o Deus da eternidade . Estariamos nós, trocando as delicias eternas, por miseros momento de prazer carnal nessa terra?!



  • Adriana Evangelista em 8 de março de 2011 15:32

    Sou evangelica, mas não concordo com meu irmão Carlos quando coloca a Igreja Catolica em concordancia com o carnaval. Penso que a culpa pode está sim, nos “fiés catolicos” e tb em tantos outros q se dissem crentes e devemos nos preocuparmos tb qnd fazemos determinadas colocações p não estarmos ferindo os outros.
    E qnt ao carnaval não tenho duvida da referencia q se faz a outros deuses, a apologia que retratam através das letras das musicas, são demais. Então, impossivel dizer q essa festa não referencia outros deuses.



    • Toni em 8 de março de 2011 16:28

      Irmã Adriana,
      Infelizmente tenho que lhe dizer que estás equivocada! a igreja católica concorda sim (não abertamente) com o carnaval. Moro aqui no Rio e lembro, quando eu ainda não era convertido, em 1989 a escola de samba Beija Flor queria desfilar com a imagem que eles acreditam ser o Cristo. Pois bem, só pelo fato da repercusão da mídia de que não ficaria bem uma imagem sair no carnaval, foi então que tomaram providencia para “estátua” sair coberta. Mas o acerbispo tinha conhecimento de que o monumento ia sair. Esse ano foi a prova disso: saíram várias imagens que os católicos fazem reverências. E nem o papa se manisfestou. Mas nós sabemos que no fundo, tudo é coisa diabólica. Eu particulamente, as vezes acho que essa imagem que eles pensam que simboliza Jesus, dever ser do própio lúcifer antes da queda. Pois Jesus não tinha formosura. Ou seja, não tinha beleza (Isaias 52; 3)



      • FERNANDO em 6 de fevereiro de 2016 15:08

        TONI,QUANDO A IMAGEM DO CRISTO SAIU A IGREJA FOI CONTRA SIM SENHOR!
        VC QUERIA O QUE? QUE ELA FOSSE LÁ E A ARRANCASSE NA MARRA? A IGREJA
        NÃO MANDA NAS ESCOLAS DE SAMBA NÃO.E LÚCIFER É TEU PAI O DIABO!



  • fernanda em 8 de março de 2011 13:50

    manero ;D



  • Mauricio Junior em 8 de março de 2011 10:11

    Gostaria de deixar aqui um testemunho que não é meu mais poderia acontecer com qualquer pessoa.
    Certa vez um irmão,”pedreiro”, foi chamado para fazer um conserto no telhado de uma determinada casa e o orçamento desse telhado que estava cedendo ficou fixado em R$ 1.600 Reais, porém a dona da casa disse que tinha em mãos R$3.000 Reais mais que esse dinheiro seria gasto no seu carnaval com seus filhos, então tudo ficou pra ser feito após o carnaval. Nesse periodo, uma chuva forte caiu sobre a cidade e o telhado não resistiu, além disso como a cidade estava muito vazia a casa foi assaltada. A dona da casa ao retornar viu aquela cena e se desesperou, porque além do telhado ter cedido ainda mais sua casa estava quase sem móvel algum. Dias depois ele chamou o pedreiro novamente e então veio outra má notícia o orçamento desta vez ficou por volta de R$4.000 Reais. Moral da história o carnaval é uma prática que parece ser barata mais que pode sair muito cara em vários sentidos. Como se já não bastasse ele ainda recebeu uma lição de moral da própria mãe que disse: Se você tivesse cuidado da sua casa ao invés de ir cultuar o carnaval, estaria livre desses problemas! e detalhe a mãe dela é uma Adventista do 7° dia.



  • Thalita em 8 de março de 2011 9:46

    Gostei do comentário!! Que Deus nos abençoe em nossas
    escolhas…



  • Evellyn em 7 de março de 2011 22:40

    todos pensam que o carnaval é só se divertir mas é mentira,o carnaval pra mim significa pecar…(#)



  • João Schmutz em 7 de março de 2011 22:26

    A pergunta é!
    Em que o carnaval vai edificar minha vida e acrecentar para o Reino de Deus?
    Nada!
    Vejamos o que tem no carnaval: Prostituição, Pornografia, Orgia, Bebedice, Violencia, Drogadição, Deturpação de valores morais, influencia negativa nas crianças e por ai vai, a lista é infinita!
    Será que é esse tipo de evento que edifica a mim e o povo ao reino de Deus?
    Pra mim não é, invisto meu tempo com ocupações mais edificantes.
    Lembremo-nos que muitos cristãos hoje já estiveram no carnaval e hoje não estão mais, precisamos lutar para continuar convertendo as pessoas para o corpo de cristo.
    A Paz a todos



  • Carlos Muniz em 7 de março de 2011 15:47

    O carnaval é uma “licença para pecar” que a igreja católica dá aos seus fiéis. Como a festa é na verdade, de um dia só (a terça-feira), na quarta-feira, vem uma indulgência especial com as cinzas na testa, livrando a pessoa de todos os excessos cometidos no dia anterior.

    Mas quem está aí pra religião, né? Carnaval vai até quarta-feira pra muita gente.



  • Camila em 7 de março de 2011 11:05

    Amados do Senhor, vamos orar sempre pelos que fazem parte dessas festas ilusórias porque eu acredito que muitos vão pro Carnaval afim de buscar ” felicidade e prazeres”, pois nós sabemos que somente Deus pode nos trazer felicidade plena eles não sabem disso pela cegueira que o inimigo causa na vida delas.



  • Paulo em 6 de março de 2011 18:40

    Boa noite ouvintes com relação ao carnaval eu tive uma participação ativa em varias agremeações carnavalesca como Escola de Samba Vai Vai, Camisa Verde a Bco, Nenè da Vila Matilde, e outra mais. Eu era Jurado de varios quesitos para determinar a pontuação que cada um teria. Com relação e Letra do Samba elas são levadas a um templo (Espirita) para uma prévia avaliação dizendo que está será a ganhadora, como pode uma coisa dessa se uma só e a campeã. Sem contar o louvor a estas letras totalmente pagãs. Gente eu estive nesta escuridão por muitos anos. Mais a graça de Deus me alcançou e hoje faço parte da Igreja Adventista do 7ª dia. E quero gritar bem alto saia destas orgias(Satânicas)- Jesus te ama, creia e segue, abraços.



  • PAULO em 6 de março de 2011 17:46

    BOM ESTE COMENTARIO



  • mauricio junior em 6 de março de 2011 15:33

    Fugindo um pouco do assunto mais ainda dentro do contexto. Eu tenho muita curiosidade em saber porque todos os carnavalescos (ou seja), aqueles que são responsáveis por manter viva a tradição do Carnaval e organizá-lo em geral, são gays. Isso sempre me intrigou muito, até porque o homossexualismo ao meu ver é um desvio de caráter próprio dos que adoram outros deuses. Um abraço a todos os amigos da Novo Tempo!



  • Anderson em 6 de março de 2011 13:04

    Carnaval, festa,da perversão ,vontade da carne ,festa pagan



  • Ana Paula em 6 de março de 2011 9:31

    Graças a Deus todo mundo sabe que essa festa tem sua origem pagã.Sendo assim, todo cristão deve ter em mente que Deus EXIGE que seus filhos busquem a santidade todo o dia.Todo irmão sabe que essa festa deve ser expulsa de nossas vidas.Só de ver aquelas mulheres quase nuas se exibindo na frente de homens e crianças, de ver os ímpios bebendo até se acabar e a ênfase que eles põem no sexo dá muito bem para um verdadeiro filho de Deus ver que isso é o cúmulo da imundícia e da desobediência! Por que o templo do Espírito Santo iria se divertir nessa imundícia mundana? Quem ama ao Senhor Jesus, não iria pensar duas vezes.



  • Anderson em 6 de março de 2011 4:48

    carnaval, pra meu ponto de vista, e uma festa pagam,e do povo do pecado,mulheres e homens ,mostrando,nudez, Deus vai punir todos ,cuidado! pelos seus atos,pode perecer no inferno que esta sendo preparado para o diabo e seus anjos, babilonia,



  • Júnior em 5 de março de 2011 17:38

    Carnaval………….tudo pode……….nunca devemos deixar de saber que seremos cobrados e julgados por nossos erros e acertos, não só pelo carnaval, precisamos é colocar nossa cabeça no lugar certo, em qualquer religião que fizermos parte, precisamos sim, de saber o que é certo ou errado e o carnaval de orgias é contra a Lei Divina, devemos sempre orientar e esclarecer as pessoas para o bom caminho e o de DEUS é maior de todos, carnaval desta forma que estamos analisando não é bom para nossa salvação. Cuidem-se………..



  • fernando em 5 de março de 2011 14:43

    eu sou católico, cada um pensa na maneira que deve pensar, cada um responde pelos atos que comete. na verdade eu tbem não gosto de carnaval, acho uma vergonha, um país como o nosso, pela dificuldade que anda passando e o pessoal gastando milhões no carnaval. reclama que não tem dinheiro, mas esta la, festando 3 dias ou mais. sobre religião, isso ai eu não discuto, cada um pensa na maneira que quiser cada um faz a sua parte, não é porque eu sou católico ou sou da assembléia ou adventista que vai para o reino de Deus. o que manda é o coração da pessoa ser puro, ser uma pessoa boa aqui na terra, fazer só o bem. por mim pode ser de qualquer religião, sendo uma pessoa boa é o que vale. abraços a todos e bom carnaval pra quem gosta eu particularmente não gosto, mais quem gosta fazer o que. cada um responde pelo seus atos. abraços.



  • Anna von Haulichen em 5 de março de 2011 12:38

    Não gosto do carnaval,agora não se deve é só querer criticar a população do Rio de Janeiro que vai ao carnaval,sendo que a população mais solidária do Brasil,quando ocorre enchentes são os cariocas e que boa parte dos que vão a Sapucaí,são turistas de outros estados do Brasil e estrangeiros,e lembrando depois,que as enchentes que ocorreram não foi na capital do Rio,a capital não tem enchentes,ao contrario da capital de São Paulo,aonde ocorreram enchentes,tendo mortes e pessoas perdendo tudo,mesmo assim,a capital de SP,vai fazer carnaval,ao contrário da região serrana do Rio,que corretamente,suspendeu seus desfiles de escola de samba,por conta da tragédia.
    Por mim,não teria carnaval no Brasil nem esse ano,nem em ano nenhum,agora acho que deve sempre ser estimulado os acampamentos de carnaval p/os membros da igreja adventista e fico feliz em ver que tem esse estímulo na igreja e praticamente todas as igrejas adventistas tem retiro de carnaval.
    Feliz Sábado a todos.



    • Marcos em 6 de março de 2011 7:20

      Querida Irmã, respeito muito sua opinião, mas quando se trata de tragédia eu não acho que os cariocas são mais solidários, mesmo porque é grande o número de pessoas de outros estados que moram no Rio e também são solidárias e participam de campanha de doação, os cariocas são sim, mas não vamos botar tudo na conta deles.



  • elias oliveira de souza em 5 de março de 2011 12:04

    carnaval é um instrumento do engano do inimigo. quem vai no carnaval vai ao encontro da prostituição, malicias, adulterios, carnaval simboliza desejos da carne não do espirito.



  • Badotti em 5 de março de 2011 11:49

    Devemos como cristãos nos afastar do carnaval eu acredito que nenhuma festa nesse mundo é tão pervertida quanto o carnaval, e o povo está tão cego que depois de se prostituir por 3 dias vão a missa pra se limpar do pecados.
    O que eu acho mais incrivel mesmo é que todo mundo do Rio de Janeiro ja esqueceu o que aconteceu la à pouco tempo atrás, tem gente la que perdeu tudo o que tinha, mas hj a noite vai estar na SAPUCAÍ.
    Eu louvo a Deus por hj eu não mais fazer mais parte desse povo e sim do povo de Deus.

    Desejo a todos vcs um ótimo Sábado.



  • Roberto Barros em 5 de março de 2011 10:34

    Na realidade, nós humanos temos a tendência a nos afastarmos de DEUS,e esse tipo de comemoração é um meio de nos distanciarmos de nosso criador,se eu sei disso,por que vou arriscar? não precisa nem justificar,é só ver depois os resultados. amigos precisamos segurar firme nas mãos de JESUS,e cuidado,pois podemos fazer de nossa vida um verdadeiro carnaval,sem mesmo sair para as avenidas.DEUS abençoe a todos.abrç



  • Diogo em 5 de março de 2011 9:48

    Sou adventista ha pouco tempo e tenho pra mim, que frequentava o caranaval por muitos anos, que esta é mais uma das ferramentas de satanás para afastar as pessoas de cristo. Embora os “princípios” sejam religiosos, podemos ver a confusão gerada pelo inimigo, levando as pessoas a adorarem deus pagões. O carnaval seduz a todos com mulheres formosas, músicas e batidas fuminantes, levando o ser humano a esquecer de Deus.
    Amigos, analizem o que vê e o que escutam, se algum louvor há, que isto ocupe seus pensamentos…
    Que Deus abençõe a todos!



  • andrea em 5 de março de 2011 7:24

    Gostei do comentario. ha 2 anos atras eu estava nestas festas mas JUSUS me libertou. hoje eu sou de JESUS sirvo a ele. DEUS ABENÇÕE A TODOS.



  • jane em 4 de março de 2011 20:19

    as festas a maioria delas tem origem religiosa



  • Beatriz em 4 de março de 2011 19:31

    Gostei do comentário, mais fltou o principal como poderemos responder as perguntas sobre este assunto; os adventistas podem fazer parte destas festas? mascarar? biblicamente como posso explicar aos meus amigos o porque de não fazermos parte destas festividades? obrigada, espero resposta.



    • laura em 5 de março de 2011 8:12

      Respondedo a pergunta feita ai. se os cristão podem participar do carnaval. eu creio que se voce for um cristão vc não vai querer adorar outros deuses lhe homenagiando com todo tipo de orgias. se o carnaval teve a sua origem na parte do paganismo o que que um servo do Deus vivo quer adorando deuses mortos? leia daniel 5 pra vc te uma ideia bem melhor. espero te ajudado.



    • Paulo Roberto Borges Beltrao em 5 de março de 2011 20:30

      Só nao gostei pq a cidade do Recife nao foi citada como referencia carnavalesca 🙁