7 mandamentos para casar e ser feliz


1. Respeite a vida particular de seu companheiro. Não importa quanto você ame seu esposo ou esposa; às vezes há necessidade de absoluta vida particular para ambos.
2. Lembre-se que seu companheiro precisa de mais auxílio quando sua maré está baixa. Tudo é fácil quando as coisas vão bem. Mas não esqueça que o caráter se aperfeiçoa nas duras adversidades e aí é hora de compreensão.
3. Não queira “provar” que pode tudo todo o tempo. Não gaste suas energias demonstrando sua capacidade de ser bem-sucedido.
4. Jamais provoque ciúmes para prender seu companheiro. Se você não pode impressionar seu parceiro com amor essencial que você lhe tem, montanha alguma de ciúmes o conseguirá.
5. Respeite o companheiro todo o tempo. Respeitar significa simplesmente honrar a dignidade e o valor do indivíduo, seja ele o patrão, o amigo casual ou a pessoa a quem você prometeu honrar e amar por toda a vida.
6. Tolere as falhas e fraquezas de seu companheiro. A concordância em aceitar o cônjuge “nos bons e nos maus dias” tem implicações muito amplas.
7. Ame um ao outro como a si próprio. À primeira vista este mandamento parece desnecessário. Mas o casamento auxilia o processo de aprendizado que transfere a ênfase do pronome “Eu” para “Você” até que isto se torna normal para o resto da vida.

 (Adaptado do livro “Sou Jovem… e agora?”, CPB, pgs. 38-40)


Você está em : Textos
Compartilhe:


Comente



  • Ana em 30 de maio de 2016 1:16

    Não aguento mais ficar na mesma casa que sogro e sogra, eles fazem meu marido brigar muito comigo, o que eu faço??? Já quase separei do meu marido várias vezes pois este sogro e sogra são dois diabos na minha vida não aguento mais!!!



  • Maria angelina da silv feio em 23 de outubro de 2013 1:09

    Ore pelo meu casamento



  • luzia alves clemente em 29 de maio de 2013 22:34

    eu espero que deus me ajude a emcontrar um bom companheiro que seja evanjelico



  • Elias Gomes em 29 de maio de 2013 19:27

    Esses prá mi sao a regra da felicidade,devemós meter sempre em mente é muinto interessante.



  • Ely Correia em 28 de novembro de 2011 10:14

    Estou passando por um momento difício na minha vida, faz três meses que estou separado de minha esposa. Eu tinha 17 anos quando à conhecie, passamos a morar juntos. Não casamos, e consequentemente foram suspensos as nossas atividades na igreja, assim deixamos de ir à igreja com frequência. Acho que o motivo de nossa separação, foi o fato de vivermos separados por motivo de trabalho, mais apesar da distância que havia entre a gente eu nunca deixei de ama-lo. ela chegou pensar que eu o traía, por isso alegou que deixou de me amar. Ela voltou a frequentar a igreja e está batizada. pesso que ore por nós dois, para que Deus nos aproxime…



  • Simone em 13 de novembro de 2011 17:22

    Conselhos maravilhosos Amilton…Vou casar em março e sempre leio suas matérias, além de edificantes, nos deixam confiantes em relação ao futuro… Deus te abençoe sempre.



  • marise em 18 de setembro de 2011 15:57

    sou divorciada, mas vivo com meu marido, so que ele nao me ama, e nem me olha,ele tem pena de mim, isso me tras muita tristeza, oro pras coisas seram diferente, mas ele nao quer e nem me olha, e como se eu fosse um movel na casa,se eu for for embora DEUS vai me honrar.



  • Silva em 17 de setembro de 2011 2:42

    Sou casado a 10anos hoje sinto que não amo mais minha mulher, e sim que acostumei viver com ela, visto que não fico muito em casa, pois trabalho bastante o que devo fazer



  • maria em 5 de setembro de 2011 7:38

    eu tenho um companheiro a 12 anos so que esta com 7 anos que ele trabalhar a noite 4 por 1 eu mi sinto muito so e quando chega uma foga dele ele que fica em casa asistino jogo eu nao surpoto mas nao tem tempo p nos dois tenho vontade de dexalo 12 anos de dedicaçao a ele so sai se for com ele sou uma pessoa que nao gosta muito de amizade so mas na minha mesmo o que eu devo fazer mi ajude obrigado



  • ANDERSON PAULO em 4 de maio de 2011 18:01

    AMILTON, DEUS CONTINUE TE ILUMINANDO A CADA DIA UM FORTE ABRAÇO!



  • Odalmo Rodrigues em 29 de abril de 2011 22:36

    “Olá, Paula. Seu comentário é pertinente, visto que um encontro de casais com Cristo é de fato um mar de bençãos nas vidas de tantos cônjuges, independentes de suas religiôes. O Senhor continue te abençoando”.



  • Paula Souza em 22 de março de 2011 11:21

    Quem tem duvida quanto ao que um deve ser e fazer em relaçao ao outro no casamento, faça um encontro de casais… é a salvaçao de muitos casamentos. Procurem na sua cidade, quase todas as igrejas tem. Eu sou católica e entendi o que é o plano de Deus num encontro da igreja católica…. procurem se ajudar, nao trocando esposo/esposa, mas trocando o velho homem/mulher que existe em nós com base nos planos de Deus.



  • Martinho K. Tavares em 6 de março de 2011 17:27

    Gostei muito desta dica. e tenho uma preocupação, estou vivendo maritalmente com a minha esposa há mais de 10 anos. Mas nos ultimos dias não tem havido compreenssão no nosso lar. Se calhar eu é que estou errado, por isso mesmo que escrevo esta missiva para pedir juda. Ha falte de dialogo no nosso meio, se houver é mais para me perguntar situçòes que tem a ver com coisas economicas ou seja as perguntas são quando é que vamos comprar isto e aquilo. Pensava que as perguntas fossem amor como foi o trabalho hoje, amor eu gosto muito de ti, olha meu amor tome lá um beijo etc, etc.
    ela não é adventista mas eu estou ja a estudar a classe batismais para ser batizado.
    Por favor orem por mim e o meu lar.
    Obrigado e Deus vos abençoe.



  • sônia maria chaves vieira em 6 de março de 2011 15:29

    Gostaria de receber por email o sete que foi passado a alguns meses sobre 7 dicas para tornar uma criança desobediente. Espero ser atendida. Que Deus os abençõe amo tudo que tem nessa rádio.



  • ADRIANA em 5 de março de 2011 22:11

    Sou casada há 11 anos. Não casei apenas e pronto. Casei e todos os dias peço para Deus cuidar do meu casamento porque Ele está comigo. Eu e meu esposo temos nosso momento da família com nossa filha de 10 anos todos os dias. Mesmo na correria, separamos 30 minutos para conversarmos sobre nosso dia, o que precisamos melhorar e o que estamos de parabéns. Isso nos faz mais realista com o dia a dia.



  • marivaldo n.santos em 5 de março de 2011 18:09

    muito importante para refletirmos e praticarmos!!! que DEUS lhe abençoe amigo!!! como posso receber essas mensagem em meu email? daí compartilharia com outros amigos!!



  • Seu nome (obrigatório)silvana em 5 de março de 2011 17:00

    pastor não consigo enteder como ser casada fazer o outro ser feliz e eu não? se faço ele feliz pq ele não faz a mim tb? me explique isso melhor…pq tem que ser eu e ele não? até onde tenho quer só eu fazer algo?isso mim deixa confusa…por favor me explique melhor…



  • luciano a ribeiro em 4 de março de 2011 23:37

    voces sao uma bençao na minha vida que Deus continue usando voces



  • Ailton em 4 de março de 2011 23:26

    Olá Amilton. Sou um admirador da sabedoria que Deus te dá para dar conselhos e nos fazer ter “Tempo de refletir”. Esse é um dos momentos na programação que me faz parar e atentar à sua voz. Obrigado e continue esse lindo trabalho.



  • Neide souza da Silva Pereira em 4 de março de 2011 21:32

    Gostaria conhecer melhor sobre os estudos bíblicos, aprender também a ajudar as pessoas com eles. O que posso fazer para aprender mais através dos livros e conteúdos.
    Gostaria dessa ajuda.



  • Ana Sheila em 4 de março de 2011 20:59

    Gostei muito dos 7 mandamentos … Só falta agora, achar alguem para aplicá-los! rsrsrsrs



    • Amilton Menezes em 4 de março de 2011 21:54

      Procure direitinho que vc encontra… rsrs
      Sucesso nessa procura!



  • joao eudes queiroz dias em 4 de março de 2011 20:58

    hoje e muito importante um relacionamento quando existe respeito de um ao outro..
    eu gostei muito desses mandamentos. é muito bonito quando o marido ou a esposa respeitam..
    dentro de um relacionamento tem q ter muito respeito um ao outro se não teve respeito.
    fica muito feio ex. eu sou um homem q respeito muito minha esposa e ela me respeita ..
    e muito bonito um respeitar um ao otro. qundo um casal discute tem q ver onde ta o erro se ñao so briga e briga
    tem q sentar comversar dialogar entrar em acordo etc.
    e q Deus abençoe todos os casais do mundo inteiro..



  • luzinete lopes bomfim em 4 de março de 2011 20:37

    esses mandamentos são a base do relacionamento. basta ser
    cumprido para ter um bom relacionamento ….
    gostei muito desses mandamentos…



  • ELIZETE MARIA DA SILVA em 4 de março de 2011 19:08

    SOU CASADA A 8 ANOS E NUNCA HAVIA PARADO PRA PENSAR TAO SERIAMENTE NESTAS DICAS. AGORA É SO POR EM PRATICA. OBRIGADO PELO ALERTA



  • jaelsio antonio almeida em 4 de março de 2011 16:19

    Mais quando o carinho só vem de um lado só eu vou a igreja e ainda sou questionado por isso quando tento falar alguma coisa relacionada a bíblia que são raras as vezes ela acha que eu quero dar lição de moral e que qualquer pessoa que venha a falar da bíblia nao é ensinamento e sim querendo dar lição de moral que só os evangelicos são salvos e aí começa
    porem todo ano faz excursão para aparecida e se a pessoa nao tiver todo o dinheiro ela possivelmente cobre a parte que falta só para pessoa ir faço oração participo do grupo de louvor mais peço se possível me ajude com orações ainda se não basta-se ela é bi polar
    me ajude com oraçoes o nome dela é Marli Gomes de Almeida que Deus abençoe cada um de voces hoje e sempre
    Ass. Jaélsio Antonio de Almeida



    • Amilton Menezes em 4 de março de 2011 21:56

      Orando pelo seu casamento. Deus é o maior interessado na felicidade de vcs.



  • Andrey em 3 de março de 2011 14:15

    Achamos que a grande prevenção contra a Aids é a camisinha e nos esquecemos de falar da fidelidade conjulgal e da pureza do sexo.O divorcio não foi Deus quem fez, foi o homem.



  • Paula Regina em 3 de março de 2011 11:34

    Muito bom.assunto muito interessante.palavras muito sábias.



  • zinalton em 2 de março de 2011 20:09

    HUmm, interessante mais como toda receita ainda falta muita coisa, se fosse tão simples pra que existiria divórcio?



  • Fredson em 2 de março de 2011 16:49

    É muito bom termos mandamentos como estes para o bom andamento de uma relacão matrimonial, pois só assim veremos casamentos mais felizes onde reine o amor, a paz, união e principalmente o amor de Jesus em cada coracão.