O silêncio do tenor Eclair Cruz


Silenciou, momentaneamente, na noite dessa terça-feira, dia 17, a voz de um dos tenores mais apreciados do quarteto Arautos do Rei, Eclair Cruz. Há tempos lutava contra um câncer. Em nenhum momento, porém, perdeu a esperança e a disposição para cantar.

Eclair e eu nascemos na mesma região, no interior do Rio Grande do Sul. Trabalhou por cerca de 22 anos na Voz da Profecia. Como primeiro tenor dos Arautos do Rei foram 14, em seis diferentes formações. Eclair era muito ligado ao Pastor Roberto Rabello. Mesmo depois de sair do quarteto acompanhou o orador da Voz da Profecia por todo o Brasil.

Uma das gravações solo que marcou minha juventude foi “Espero a manhã radiosa”, do LP “Cantarei uma canção” (foto). Toquei muitas vezes no rádio, na década de 80. É uma música que fala da maior esperança do cristão: o volta do Senhor Jesus.

A cerimônia fúnebre ocorrerá hoje, quarta-feira, às 15h, na Igreja Adventista do Sétimo Dia do IASP, em Hortolândia, São Paulo. O Pastor Roberto Conrad Filho, que cantou durante muitos anos com Eclair e também foi orador da Voz da Profecia, dirigirá o culto.

Ore pelos familiares, especialmente a esposa Iria, que está bastante enferma.

Ao saber da notícia, ontem à noite, lembrei de Apocalipse 14:13 “Bem-aventurados os mortos que, desde agora, morrem no Senhor. Sim diz o Espírito, para que descansem das suas fadigas, pois as suas obras os acompanham”.  O sono será breve. A manhã gloriosa da ressurreição logo raiará! O silêncio dará lugar – para sempre – ao canto de vitória!

Compartilhe:

Comente



  • Vagner lopes( 1Tenor ) em 17 de janeiro de 2013 15:41

    E uma grande perda para a boa musica, Eclair para mim, foi uma inspiração de afinação, disciplina, humildade, e principalmente amor para com as almas perdidas, em fim eeeeee, não só eu mas todos que fizeram e fazem parte dos Arautos do rei ao longo desses 50 anos, vão sentir falta da quele 1Tenor afinadisimo que o Senhor Jesus levou. Um dia Eclair, estaremos juntos como tantos outros servos de Deus, louvando ao senhor Jesus, vai ser lindo.



  • Jornalista kirk douglas em 17 de novembro de 2012 10:28

    Lamentável perda. Eu diria irreparável.
    Eu particularmente não gosto da nova safra de cantores e quartetos surgidos na igreja. A sensação que eles passam é de estrelismos, busca pela fama.
    O Eclair Cruz é do tempo de um Arautos do Rei que cantava a salvação e quando vc escutava, vc podia estar no maior lamaçal de pecado, aos poucos alguma coisa diferente e divina invadia seu coração e logo se colocava de prontidão para continuar a dura caminhada.
    As letras eram diferentes e os cantores da época se preocupavam realmente em cantar para evangelizar. Até hoje eu só escuto Arautos da época do Eclair Cruz, só os antigos mesmo. Não sinto prazer em ouvir Arautos do Rei atual de “caras de bocas” nas apresentações.
    Leonardo Gonçalves, Alessandra Samadello, Rafaela Pinho, entre muitos outros, são enredos musicais que realmente não compactuam com a evangelização propriamente dita. Concordo que os tempos mudaram e a tecnologia nos obriga a se adequar à nova época, contudo, o evangelho é o mesmo.
    Fica aqui o meu desabafo é a minha tristeza por essa perda que mais uma vez faço questão de comentar passe anos e mais anos. Eclair Cruz é o marco de uma época de ouro em que os cultos das quartas-feira eram iguais aos cultos de sábado.



  • Marcos Rodrigo em 17 de novembro de 2012 0:13

    Saudades…



  • josé francisco em 22 de março de 2012 22:28

    é com imensa tristeza que descubro que eclair cruz morreu.
    sou quarteteiro e o que marcou minha conversão foi os arautos do rei, com ele como 1 tenor
    estou triste ao não mais ouvir louvores com sua vóz, exceto com os cds antigos. nos veremos na eternidade em breve.



  • selma bezerra soares em 15 de fevereiro de 2012 11:38

    em 8/11/2008 estive no colegio em hortolandia onde tive o encontro dos arautos do rei,o mais emocionante lembro até hoje foi ouvir lindo pais dedicado por Eclair cruz a sua esposa …..foi muito emocionante,sei que ele vai cantar pra nos no ceu…………



  • Da silva Gomes José em 26 de dezembro de 2011 7:57

    Espero a radiosa volta de Jesus para encotrar os queridos la no ceu…!



  • Etevaldo Almeida em 8 de novembro de 2011 10:38

    Me apaixonei pela voz melodiosa do amigo Eclair já na década de 1980 e tive grande honra de hospedar este servo de Deus na minha casa em Feira de Santana, em 2009. Naquela época, muito magoado com a Voz da Profecia, de quem se queixava muito.
    À sua esposa, incansável companheira de ministério e de luta, um forte abraço.
    Cantei algumas de suas músicas e espero cantá-las mais ainda, louvando, juntamente com ele, nosso salvador Jesus, por toda a eternidade.

    Etevaldo Almeida
    Feira de Santana – Bahia



  • Eclair, grande personalidade! Não somente como CANTOR,mas, também como PESSOA e acima de tudo como SERVO de DEUS! Tive o privilégio de conhecê-lo pessoalmente no 8º Encontro de Quartetos em Brasilia em 2010, infelizmente veio a falecer 1 mês depois. Não consegui ainda realizar o sonho de cantarmos juntos, mas, sei que lá céu iremos louvar nosso grande Deus eternamente (juntos), quem sabe…Aqui Chegamos pela fé, Santos vossa voz erguei…, e muitos outros louvores, Será maravilhoso!!!



  • carmen em 30 de julho de 2011 11:00

    Eu entrei aqui hoje e,como mtas pessoas que saem da igreja ficam totalmente sem atualizações sobre oque ocorre com os irmãos,aqui chego eu atrazadíssima para comentar.Pensei que tivesse acontecido esse mês…vi que foi ano passado…
    Meu primeiro contato com os Arautos foi qdo conheci a igreja adventista do meu bairro humilde no Amazonas.Eu tinha apenas 11 anos,uma criança,e fiquei tão apaixonada por Jesus e as mensagens do Pastor Rabello,sempre acompanhadas pelas lindas músicas dos Arautos.Lembrar dos Arautos pra mim é como voltar á um passado feliz e tão lindo de paz e esperança em Jesus.Um dos hinos que sempre ouço até hoje( tenho K7 ) com a linda voz do Eclair é “Habita em mim”.Dá uma tristeza saber que ele se foi,mas uma esperança enche minh’alma: que o louvor alcançou e ainda alcançará mtas almas para Cristo.Aleluia!!Que Deus seja Louvado!Qdo nossas obras findarem,iremos,enfim, descansar, mas logo em breve acordaremos para irmos para o lar.Amém!



  • Eden Vale de Oliveira em 16 de julho de 2011 18:11

    Tive o privilegio de conhecer Eclair em Santarem estado do Para na decada de 80,sempre cantei as musicas do cd cantarei uma cancao,elas foram minha inspiracao durante muito tempo,pena que minha fita k7 se estraviou e nunca mais consegui outro playblack,continuo esperando a MANHA RADIOSA quando todos iremos nos encontrar no DOCE LAR. e cantar:ALELUIA LAR ENFIM.



  • reinaldo lima em 14 de julho de 2011 14:14

    Agradeço a Deus o privilégio de ter conhecido – de perto – essa pessoa simples e maravilhosa, que é o Eclair da Cruz, aqui no 8º Encontro de Quartetos em Brasília-DF. Fiquei muito impressionado com sua determinação em prosseguir cantando louvores ao Senhor Deus e também com sua simplicidade. Temos em comum a predileção pelo mesmo versículo: Salmo 104:33 “Cantarei ao Senhor enquanto eu viver; cantarei louvores ao meu Deus enquanto eu existir!”
    Reinaldo – II Tenor do Quarteto Amigos (DF) e membro da Primeira Igreja Batista de Brasília – PIBB.



  • Leomar Fernandes Campos em 25 de outubro de 2010 14:08

    As musicas do Eclair sempre foram uma inspiração para minha vida espiritual. O hino Lar Enfim foi a que mais cantei nas Igrejas. Gostaria de saber como conseguir o CD com play back Cantarei uma Canção. Se alguem puder me informe por email. Obrigado.



  • RUBEM CRUZ em 1 de outubro de 2010 23:38

    Tive um imensuravel prazer de acompanhar o Eclair em muitos de seus projetos musicais. Para mim ele foi um irmão incomum, pois antes de divulgar certos projetos de música, me mandava ou trazia gravações para ajuda-lo analizar a forma mais adequada da música sácra a ser gravada. Passavamos o tempo necessário em que sempre ouvia ele; eu tenho que divulgar uma mensagem que os anjos possam cantar comigo, pois sou um instrumento nas mãos de DEUS,” A música é para DEUS, mas a mensagem é para as pessoas”. O eclair herdou o tímbre da vos de nossa mãe e o dom da música de nosso pai. Um dia antes da mãe falecer em minha casa, ela com mais de 80 anos, me surprendi ao ouvi-la cantar o hino o sábado chegou. A afinação da voz éra incrivel, bem distinta e eu senti uma dor na garganta e meu fôlego parou, pois eu não conseguia respirar de emoção ao ouvir que eu pouco tinha dado atenção ao dom precioso de nossa mãe. Poucos dias antes do Eclair descansar em CRISTO, ligou para mim e disse; mano não posso quase sutentar o monofone; desculpa, tenho ouvido pessoas preocupadas comigo, porque tenho que sofrer assim visto a ser dedicado a DEUS e não posso fazer mais COMPLETAMENTE para ÊLE. Eu então entrei em cena e disse-lhe: só ouça o que tenho a falar. Você lembra de Moisés? Só pense. Você està no tabuleiro como ume esfèra Satanás a esquerda e JESUS A DIREITA. JESUS CONHECE MUITO BEM VOCÊ.E TAMBEM O RESULTADO. Satanás como não conhece o futuro, aguarda uma virada no jogo. Uma simples murmuração, pode complicar as coisas. ESPERO A MANHÃ RADIOSA é a nota tõnica da mensagem que você divulgou incansavelmente. e lalei : DEUS ESTÁ NO COMANDO… “DEUS SEJA LOUVADO”. COMBATER O BOM COMBATE DA FÈ É A TÉCNICA E LEMA DO CRISTÃO..Sou o décimo primeiro filho mais nôvo desta família. Aguardo a bendita esperanda da volta de CRISTO e reencontrar nossos queridos. ORA VEM SENHOR JESUS ***AMEM.***



    • Claudio Luiz Cabanha em 9 de outubro de 2010 12:11

      Trago doces lembranças deste servo do Senhor, mormente, quando sua doce e cálida voz era iradiadas durante as madrugadas dos anos 80, quando catava o prefixo da Voz da Profecia que precedia cada sermão do Pr. Roberto Rabelo. Tive ainda o privilégio de poder viver um pouquinho do que será o céu ao recebô-lo no IAE.MG (atual FADMINAS) para um final de semana de louvor. Foi um final de semana fantástico: ensaiamos e cantamos antigas músicas juntamente com os pastores Ignácio (baixo), Nerivan Silva (2º tenor) e Prof. Jorge Brito (barítono). Quanta saudades!!! Mas não está tão longe Canaã!



  • jumar almeida silva em 28 de setembro de 2010 21:39

    A voz de Eclair sempre me encantou. Tive o privilégio de cantar uma canção
    com ele em belo horizonte, numa casa aberta que acontecia no dia. Como eu fiquei feliz.
    com certesa Eclair foi um instrumento de Deus todos estes anos.
    Aleluia lar enfim, fico emocionado quando escuto.
    Desde pequeno ouço arautos do rei. eu amo de coração todos aqueles hinos
    antigos todo por do sol eu ouço como é lindo não vou cansar nunca de escutar.
    adeus meu amigo te vejo na manhã radiosa !!!!!!!!!!!!!!!



  • Vitor Albuquerque em 17 de setembro de 2010 17:39

    Não há palavras que possam descrever o que a musica cantada por eclair cruz fez e continuará fazendo no coração humano com o poder de Deus. Quando estou angustiado e aflito só me vem na cabeça a voz inconfundível do Eclair cantando as belas melodias divinas.

    Aguardemos ouvi-lo novamente na glória do porvir…

    2Timótedo 4:7: “Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé.”



  • Luciana Melo em 31 de agosto de 2010 10:24

    “Eu aguardo mui ansioso, meu Jesus aqui voltar, e aguardo as boas-vindas, de Jesus na praia de outro mar”… não me lembro muito bem da letra dessa música cvantada pelo Eclair Cruz, mas parece ser isso. Ele marcou minha adolescencia. Era música para adulto, mas eu apreciava sua voz e seu entusiasmo. Escutei muitas vezes seu LP. Aguardemos mui anciosos a “manhã gloriosa” onde vamos rever o nosso irmão e outros muito amados.



  • Dariel Thiéres em 25 de agosto de 2010 12:05

    Uma pessoa verdadeiramente inspirada por Deus, descansa no Senhor um servo que muito serviu e foi muito útil e importante para milhares de vidas. Sem dúvidas que o ministério deste servo ajudou milhares a irem a Cristo; portanto a recompensa dele não é aqui. Nós não pertencemos a este mundo, e quando Cristo voltar sim, estaremos no lar, e cantaremos sim aleluia, lar enfim! Todos juntos cantaremos aos pés do Cordeiro. Amém.



  • MELQUISEDERQUE RODRIGUES em 24 de agosto de 2010 10:12

    MEU IRMÃO ECLAIR DESCANÇA NO SENHOR E EU “ESPERO A MANHÃ RADIOSA” ONDE NOS ENCONTRAREMOS PARA CANTAR JUNTOS NO CORO CELESTE E ASSIM ESTAREMOS PARA SEMPRE COM O SENHOR!



  • Alcenir Bendito da Silva em 23 de agosto de 2010 16:04

    Aguardaremos com fé ouvir a voz suave de Eclair Cruz. A manhã gloriosa chegará e no momento em que o mestre chamá-lo “Venha filho amado e tome por posse o reino que lhe foi preparado´´ Espero lá estar e que nesse dia eu também ouça a doce e meiga voz de nosso mestre. Descanse em paz Eclair Salvo para Sempre Cruz.

    Alcenir ( admirador desse servo de Deus )



  • Ezequias Matos em 21 de agosto de 2010 18:47

    Quem pôde ouvir o som da voz do Eclair, certamente não conseguiu esquecer! Já faz algum tempo eu comentando com um amigo pastor Adventista, falamos da importância e da contribuição do cantor referido à obra do evangelho. Foram muitos discos gravados os quais tive o prazer de ouvir e adquirir. Eclair foi com certeza a maior influencia musical para músicos de quarteto que o Brasil já teve e para outros cantores que também possuem timbre agudo. Eu mesmo tentei imitá-lo algumas vezes mas ele sem dúvida foi sempre melhor! Sei que muitos estão lamentando sua morte mas como já foi observado, logo o veremos na manhã da ressurreição, e aí todos que não puderam cantar pessoalmente com o irmão Eclair, o farão ao receberem Jesus nas nuvens dos céus.



  • eudimar em 21 de agosto de 2010 16:44

    Fui influeciado na minha adolescencia pelo quarteto araltos do Rei juntamente com pr. Roberto Rabelo. Cheguei a participar de um quarteto a quatro anos que foi uma benção na minha vida, uma experiencia maravilhosa. apreciei munto esta voz maravilhosa de Ecrair Cruz que dormiu no senhor me emocionei quando soube



  • Julimar em 20 de agosto de 2010 23:23

    Se hoje canto em um quarteto da IASD isso se deve à inspiração que estes homens nos trouxeram. Fiquei sabendo da triste notícia somente hoje. Que o exemplo de vida, a dedicação e o amor à pregação do evangelho (legado deixado por ele a nós) nos motive a continuar a apressar a breve volta do Senhor Jesus.



  • Ronaldo Medeiros - em 20 de agosto de 2010 21:55

    Tive oportunidade de ouvir esse soldado de cristo em varias apresentações como
    cantor solo, e o mais interessante, é a humildade que tinha em atender nossas
    solicitações, isso em qualquer situaçao em nossos programas JA na IASD central
    de Recife/PE. Espero ansiosamente encontra-lo na Céu para dar-lhe um grande abraço.



  • Rivanildo Lima em 20 de agosto de 2010 12:30

    Essa referência musical eu tenho em meu sangue, hoje o céu não está de luto, apenas observando o descanso do “guerreiro” Eclair Cruz. Hoje temos a sensação de que um anjo cantou entre nós… Valeu Eclair… Espero encontrá-lo em breve.



  • Maninho em 19 de agosto de 2010 16:04

    Estou de luto, a verdadeira música cristã está de luto, o céu está de luto. Espero vê-lo em breve, consagrado e inspirador irmão. Você foi, ao lado do Pr. Rabêlo, uma das grandes referências cristãs que eu tive em minha vida. Espero, pela graça do Senhor, vê-lo louvando Nosso Pai nos lares Celestiais.



  • Everton Marques da Silva em 19 de agosto de 2010 10:02

    Nos o veremos na volta de Cristo e que Ele (Cristo) possa dar forças aos seus familiares. Vamos orar.



  • Ederson em 19 de agosto de 2010 0:32

    Cresci na igreja ouvindo e ainda ouço Eclair e Arautos mas principalmente as musicas da epoca DESTE primeiro tenor que faz muitos lembrar da infância e do primeiro amor. Lembrar também de um periodo histórico da musica sacra. TENHO certeza milhares de pessoas foram influenciadas como eu fui para os caminhos de Deus por intermédio desta ferramenta poderosa nas maos de Deus.. Eclair só conhecerá quando despertar como ele influenciou a vida de milhares de adventistas que esperam a manhã gloriosa, o bendito alvorescer.



  • valter o cruz em 18 de agosto de 2010 23:51

    Recebi a visita do Eclair a 2 anos em São Luis, Ma. Fazia muitos anos que não o via. Foi muito agradavel os momentos que passamos juntos. Ele se pareceu muito com seu pai, o tio Eliasibe. Quando conversava com ele, parecia que estava falando com o tio. Ele foi igual ao tio eliasibe, homem integro fiel a Deus e a igreja. dava tudo dele pela a igreja. Que Deus o tenha, pois tenho certeza, pois ele sempre foi fiel e honrou a DEUS. Vamos lutar pra nos encontrarmos com ele nos ceus.



  • FLAVIO JUNIO DOS SANTOS em 18 de agosto de 2010 22:40

    Sinto um grande pesar, pois uma voz que marcou a minha infância e juventude, hoje descansou no Senhor. Mas alegro me em saber que esse homem dedicou toda a sua vida ao Senhor Jesus e aguarda a bem aventurada esperança que somente os salvos hao de ter.



  • luiz macedo em 18 de agosto de 2010 21:44

    Espero a manha radiosa, o Bendito alvorecer, quando verei com meus proprios olhos, meu amado Salvador e Amigos como Eclair.



  • Mirian Barbosa em 18 de agosto de 2010 21:01

    A primeira vez que vi o quarteto Arautos do Rei foi em 1971 no Teatro do Parque em Recife. O primeiro tenor era nosso querido irmão Eclair Cruz. Dono de uma voz maravilhosa, a mais suave que já ouvi em toda minha vida. Como pessoa, maravilhoso. Grande amigo. Tive o privilégio de recebe-lo em minha casa várias vezes. A irmã Iria tambem esteve conosco. Agora, fica a saudade, junto com a certeza do nosso reencontro no céu.



  • Edilson Braz em 18 de agosto de 2010 19:55

    Quantos de nós, apaixonados pela “Boa Música” especialmente pela “Música Sacra a Capella” tivemos o privilégio de ouvir Arautos do Rei no chamado “Período Áureo” ou quem não lembra do solo desse notável 1° tenor na música “Habita em Mim” …
    Agora temos apenas o silêncio de um dos melhores tenores dos Arautos, e sentimos um incômodo vazio em nossos corações, uma das vozes mais suaves e melodiosas cessa por um pouco de tempo, mas isso é momentâneo…
    “Dentro em Breve, sim todos nós veremos a Jesus e uniremos nossas vozes no Coro Harmônico Celestial onde conheceremos pessoalmente ao “irmão Eclair” e tantos outros, quando enfim amanhecer o primeiro dia da Eternidade…
    Tenhamos fé, pois o Sol da Justiça ilumina nosso caminho hoje e sempre…



  • Evandro Correa em 18 de agosto de 2010 18:04

    Cantarei uma canção…
    Será a canção dos remidos, não tenho dúvida. Tomba sim uma voz que marcou a infancia e juventude de muitos de nós, inclusive a minha.Me inspirei mesmo em cantar em quarteto quando ouvia Eclair Cruz. Em 1985 pude cantar em Guarapari, no acampamento, a música “aleluia, Lar enfim”. Ensaiei muito pois era a primeira vez que cantara um solo para um público tão grande. O hino foi marcante em minha vida. Fiquei muito felizem conhecê-lo pessoalmente alguns anos depois.
    As lágrimas de tristeza de hoje, serão de alegria quando cantarmos na Nova Terra junto com nosso irmão Eclair e os demais redimidos.
    Guardemos a Fé!



  • Marcos Vinicius Medeiros da Silva em 18 de agosto de 2010 16:48

    Graça e Paz Pr. Amilton!
    Gostaria de expressar meus sentimentos a todos da familia, e também todos os que conviveram com nosso amado irmão ECLAIR CRUZ, que agora dorme sobre os cuidados de Nosso Deus e Pai, e aguarda o dia da ressurreição, para que juntos com ele iremos para junto do Pai Eterno.
    Lágrimas são derramadas pela ausência do Eclair, mas no coração, a certeza no coração de que, todos nós nos encontraremos com ele e, com todos aqueles que foram fiéis a Jesus.
    Graça e Paz, Pr. Amilton
    Seu radiouvinte:
    Diácono:Marcos Vinicius
    Assembléia de Deus na Zona Sul-Gávea. RJ



  • Nádia Britto Panaino em 18 de agosto de 2010 11:25

    Tomba mais um soldado de Cristo!

    Um valente guerreiro, que por tantos anos embalou nossos corações com melodias divinais, falando da bendita esperança. Passei minha juventude ouvindo essas músicas, e nunca mais saíram da minha memória. E agora somos nós, que agarrados às lembranças dessa esperança que ele tanto pregou, nos revigoramos para que um dia possamos reencontrá-lo lá no Céu, quando Cristo voltar. Quando então, Ele vai secar nossos olhos com Seu lenço divino, para depois jogá-lo fora para sempre! Bendita esperança!

    “O coração não se turbe
    Oh não deves duvidar
    Mesmo que Ele demore
    Tu precisas confiar
    É uma questão de fé
    Uma questão de amor
    Jesus Cristo está voltando!”

    Maranata! Ora vem Senhor Jesus!



    • Edson Ribeiro de belford roxo rj em 16 de dezembro de 2010 6:49

      La quero rever amigos, no embate do viver… ele era meu amigo e irmão de travesseiro quando estava triste eu o ouvia a sua bela voz do amanhã do juízo, pena mas tenho certeza que iremos ve- lo no amanhã da ressurreição