Morre no Recife o locutor do Repórter Esso


A maioria dos veículos de comunicação noticiou, na terça-feira (27), o falecimento do radialista Edson Almeida. Ele faleceu na segunda-feira (26), aos 86 anos. Desde o dia primeiro de maio estava internado no Hospital Português, no Recife, com problemas renais.

Na década de 1960, Almeida ficou conhecido como o locutor do programa Repórter Esso no rádio e na televisão. Ele deixou o rádio, se formou em medicina veterinária e em agronomia e atuou como professor de parasitologia na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), onde se aposentou em 1985.

O Repórter Esso, foi sem dúvida, o maior marco do jornalismo radiofônico, não somente no Brasil. Era a versão de um programa veiculado em outros 14 países do continente americano. 59 emissoras transmitiam o programa. Aqui no Brasil começou em 28 de agosto de 1941 pela Rádio Nacional do Rio de Janeiro. Os locutores de maior sucesso foram Gontijo Teodoro, Luis Jatobá e Heron Domingues.

Em 1952, no dia primeiro de abril, o Repórter Esso foi para a televisão. Áureos tempos da TV Tupi. O primeiro apresentador na versão televisiva foi Kalin Filho. No Rio, o apresentador foi, por pouco tempo, Luiz Jatobá e, em seguida, Gontijo Teodoro. Versões similares eram apresentadas em Belo Horizonte, Porto Alegre e Recife. Na capital pernambucana o apresentador era Edson Almeida, este que faleceu na segunda-feira.

Com as pressões da censura, na época da ditadura militar, o jornal acabou encerrando as transmissões. Primeiro no rádio e depois na TV Tupi, em 31 de dezembro de 1970.


Você está em : LoUcOtores
Compartilhe:


Comente



  • Denise em 1 de agosto de 2010 19:50

    Meus sentimentos pela morte(sono)do Sr. Edson Almeida
    O Deus Consolador habitará nos corações de todos os parentes e amigos
    que guardarão saudades até o Dia Vindouro.
    Breve Jesus Virá.



  • Alane Braga Rodrigues em 28 de julho de 2010 10:02

    Na última edição do repórter Esso há uma dúvida: O locutor embarganha a voz, em seguida volta, mas será que é o mesmo locutor? Essa é a dúvida!