Clique aqui e Saiba mais

Como ter e manter um programa no rádio


Emídio, 64 anos, na FM de Várzea da Roça, Bahia

Ter e manter um programa no rádio. Sem dúvida, um grande desafio. Você pode utilizar os programas prontos como “A Voz da Profecia”, os da Rádio Novo Tempo ou da Rede Maranatha. Um tempero, local, porém, vai dar um excelente resultado.

No ano passado conheci Emídio, 64 anos. Não entende nada de computador e de rádio. Diz ele. Em Várzea da Roça, interior da Bahia, produz, apresenta e comanda sozinho o programa “A Esperança é Jesus”, além de operar todo o equipamento, inclusive o computador. Muitas vezes paga do dinheiro da própria aposentadoria o espaço diário na rádio da cidade. Uma inspiração! Tive o privilégio de participar ao vivo com ele durante uma hora. E, como aprendi!

Na postagem de hoje, algumas dicas em forma de perguntas e respostas que poderão ajudar você nessa tarefa tão significativa de falar de Jesus através do rádio.

Como conseguir um espaço na rádio local?

Um amigo em comum entre você e a direção da emissora facilitará o primeiro contato. Caso não tenha essa “ponte”, vá até a emissora e explique qual é o programa que você deseja apresentar. Se for gravado, mostre o áudio (piloto) pronto e explique também como o programa será divulgado entre e pelos membros da igreja e a comunidade. Isso pesa bastante. Afinal, toda emissora quer ampliar seu número de ouvintes.

Como conseguir um bom horário?

Não se esqueça deste detalhe importante. Os horários nobres do rádio são durante o dia, especialmente pela manhã. Programas religiosos são roteirados aos sábados e domingos, normalmente em horários periféricos. Se for no domingo, prefira entre 7 e 9 da manhã.

Como divulgar o programa?

Torne o seu programa conhecido. Carimbos, internet, folhetos impressos distribuídos em locais de grande afluência de pessoas, faixas, cartazes, avisos em jornais… Use sua criatividade!

Como manter o programa no ar?

Se o espaço conseguido não for gratuito ou pago pela igreja local, procure patrocinadores de empresas/comércio ou doadores fixos entre os irmãos de sua igreja.

Como apresentar o programa ao vivo?

Não se esqueça do seu “script”, o roteiro escrito do que você vai falar e do que será apresentado durante o programa. O improviso é um risco muito grande de fracasso no rádio, principalmente para iniciantes. O texto deverá estar bem escrito e ser bem interpretado (ao ler o texto você precisa passar a impressão de que está falando e não lendo).


Você está em : Dicas
Compartilhe:

Comente



  • DYRÃO LIMA em 20 de março de 2014 1:59

    OLA AMILTON, TENHO UMA WEB http://www.radiors,com,br A QUAL SE PODE OUVIR NO FACEBBOOK PROPOSITO MEU COM DEUS ACESSORADO POR JESUS, PARA LEVAR LOUVOR E PALAVRA A TODOS OS CANTOS DO MUNDO SEM FINS LUCRATIVOS ONDE ALEM DA PROGRAMAÇÃO MUSICAL GOSPEL COLOCO A CADA 8 MUSICAS UM AUDIO DE PALAVRA DA REDE MARANATA UMA BENÇÃO GRATIFICANTE QUE ESTA CHEGANDO A UM GRANDE NUMERO DE PESSOAS E SENDO OUVIDA E CURTIDA DENTRO DO FACEBOOK POR MUITOS JOVENS E ADOLESCENTES ORO E AGRADEÇO A DEUS POR TUDO E QUE DEUS ABENÇOE CADA VEZ MAIS A REDE MARANATA E VC AMILTON PELOS AUDIOS DE EXCELENTE QUALIDADE QUE ME AJUDAM MUITO AQUI NESTA TAREFA….



  • Vanilson em 1 de janeiro de 2014 21:08

    Adorei ssas dicas. Um dia vou montar uma web rádio apenas pra divulgara apalavra do adventisto do 7º dia na web. JESUS PROVERÁ



  • Arthur em 3 de julho de 2013 1:18

    boa noite! Amilton Meneses .. Tenho um programa diário em minha cidade e queria sua ajuda em relação a novos quadros para o programa se o senhor tem alguma sugestão………é um programa evangelico: Encontro com Deus



  • Dicley Sales de Oliveira em 13 de julho de 2012 14:14

    Oi! apresento um programa de duas horas na radio de Concórdia do Pará. seguindo seus conselhos estamos indo bem e outras portas se abriram.
    Minha maior dificuldades é baixar os aquivos, devido a má qualidade da internet nossa, e gostaria de saber como receber seus programas gravados em cd?
    outra coisa é como criar uma pag. no facebook e transmitir o programa ao vivo?
    se tiver aulguem que saiba., ficarei grato pela informação.



  • perola em 4 de agosto de 2011 16:03

    gostei muito das dicas, pois estou iniciando agora e sei que vai mim ajudar ajudar muito.



  • MONICA em 26 de julho de 2010 13:27

    Amilton, estou sempre escutando a programa. Moro em Massapê e gostaria q vc mandasse um alô para todos da igreja adventista do distrito de Sobral, aqueles que tem a Novo Tempo em seus lares e que Deus sempre te abençoe. E louve a Deus pois Ele te deu este dom pra O adorar.



    • Amilton em 26 de julho de 2010 14:40

      Monica, repassei seu recado ao locutor da rádio. Deus abençoe todos vcs!



  • EDSON VIEIRA em 25 de julho de 2010 22:21

    GOSTEI MUITO DAS DICAS.
    MORO EM CANINDÉ DE SÃO FRANCISCO-SE, UMA CIDADE PEQUENA MAIS QUE TEMOS ALCANÇADO MUITAS PESSOAS PRA JESUS! O RÁDIO TEM AJUDADO MUITO E O PROGRAMA NOVO TEMPO, UM LUGAR DE ESPERANÇA, VAI AO AR TODA TERÇA DAS 8 AS 9 DA MANHA E PODE SER OUVIDO PELO OS SITE http://WWW.AMANHECERFM.COM.BR ORE PELO O NOSSO PROJETO. COMECEI SEM TER COMO PAGAR MAS AGORA JA TENHO PATROCINADORES E TA SOBRANDO DINHEIRO! HO GLÓRIA A DEUS!!!!



    • Amilton em 26 de julho de 2010 14:26

      Parabéns pela iniciativa, Edson. Que Deus abençoe seu programa e seus ouvintes.



  • jose benedito menezes em 25 de julho de 2010 20:46

    poderiam me informar como criar uma radio web so com musicas adventistas e gravaçao de mensagens muito obrigado



    • Amilton em 26 de julho de 2010 14:25

      José, nos próximos dias quero tirar um tempinho e escrever uma postagem aqui sobre rádio web, como criar e manter. Ok? Abraço!



  • walef em 24 de julho de 2010 14:11

    eu ja tentei de tudo pra ter ouvintes em uma webradio adventista… mais nunca deu uma audiência boa.. eu tinha desistido da radio adventista, e fui pra radio radio fora, do mundo, deu muita audiência mais nunca me senti bem locutando em uma radio do mundo… e vou voltar para a radio adventista… tomara que de muita audiencia…



    • Amilton em 26 de julho de 2010 14:24

      Walef, as rádios web ainda tem pouca audiência. As de conteúdo cristão, um pouco menos. É assim mesmo. A fidelidade dos ouvintes tem muito a ver com a programação. Hoje em dia o ouvinte quer conteúdo. Tanto do comunicador quanto da emissora.
      Seja perseverante e muito sucesso, viu?



  • RICARDO MACHADO em 24 de julho de 2010 13:46

    Prezados amigos. Eu moro em Petropolis-RJ e aqui no bairro de correas, distrito de Petropolis temos a RADIO NOVO TEMPO. Que é transmitida pela frequencia 96FM. Eu acho que a programação é via satelite direto de Jundiaí-SP. Porque aqui em Petropolis não tem radio evangelica, somente uma que é da Igreja universal. Perto de onde moro tem a radio SUPER NOVA FM.(www.radiosupernovafm.com.br) Que é uma radio local e comunitaria,como poderia saber se a radio SUPER NOVA, estaria interessada em transmitir a programação da NOVO TEMPO? obrigado, espero respostas as minhas indagações.



    • Amilton em 26 de julho de 2010 14:22

      Renato, no Rio de Janeiro temos só a Novo Tempo de Teresópolis (96.1 FM).
      Muitas emissoras retransmitem nossa programação em horários como noite e/ou madrugada. Algumas também veiculam nosso jornalismo durante o dia. Veja com a rádio daí. Basta que tenham uma parabólica apontada para o satélite NSS 806 e assim receberão a programação gratuitamente. Abraço!



  • JosuE Andra em 22 de julho de 2010 21:38

    Meu irmão em Jesus: já tenho um programa na Rádio Adven Web. Agora quero apresentar na minha cidade, Santa Inês -MA. Seguinte: quero os programas,sermões. Aúdios em CD. pode ser??? Não tenho tempo pra baixar da internet. Por favor, me ajude a pregar o evangelho de Jesus em minha cidade.
    Josué Andrade – Rua: Ruy Barbosa.86 -Canecão – Cep:65.300-000 – Santa Inês -MA



    • Amilton em 24 de julho de 2010 8:50

      Josué, todos os áudios que temos estão disponíveis tanto no site da Rádio Novo Tempo (www.novotempo.com/radio) quanto da Rede Maranatha (www.redemaranata.com.br). Nosso tempo também é curto para atender tantos pedidos, por isso disponibilizamos os aúdios nos sites. Vou procurar alguma coisa que esteja em CD e enviarei para vc. Sucesso na iniciativa!



  • Jediel Oliveira Barbosa em 22 de julho de 2010 21:15

    A PAZ QUE EXCEDE A TODO ENTENDIMENTO! Gostaria da ajuda para montar um programa de rádio na minha cidade inclusive com micro mensgens de pastores adventistas no qual tenho escutado, pois são de grande valor para o povo sem Deus. Gostei das dicas e que Deus nosso Pai vos iluminie cada vez mais! Abraços Jediel.



    • Amilton em 24 de julho de 2010 8:48

      Tanto aqui, nessa seção do blog quanto no site da Rede Maranatha (www.redemaranata.com.br) você vai encontrar, além de dicas e sugestões, muitos áudios que poderão ser baixados em seu computador e aproveitados na programação.



  • M. Junior em 22 de julho de 2010 17:17

    excelentes dicas. vou aplicar na minha webrádio. http://www.getsemanijovem.com :D



    • Amilton em 24 de julho de 2010 8:46

      Parabéns pela iniciativa, M. Junior! Eu comecei no rádio com 17 anos e essa experiência já tem quase 29 anos!